Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Silva, Estefânia | - |
Autor(es): dc.creator | Casemiro, Casimiro | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Paulo Manuel | - |
Autor(es): dc.creator | Topa, Joana | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Janete | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Mafalda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14842 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.3390/socsci12080460 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14842 | - |
Descrição: dc.description | In this article, we intend to understand and discuss how immigrant men and women living in Portugal perceive their contributions to the performance of unpaid work and how they try to deal with the situation of the greater burden on women. To this end, a qualitative methodology was used to conduct an exploratory study with 10 focus groups of immigrant men and women in five regions of the country: North, Centre, Lisbon, Alentejo and Algarve. The participants, 43 females and 27 males, were aged between 19 and 80 years. From the discourse of the immigrant participants in this study, it could be concluded that the division of unpaid work between immigrant women and men is not equal, as their statements evidenced a greater responsibility and overload on women. From a traditional vision of gender roles, a persistent dichotomy of two worlds could be perceived, based on a “naturalized” vision of the social roles of gender and on a distribution grounded in biological differences. In parallel, discourses show a change in the sharing of household chores and childcare. However, this does not always occur regularly and appears very much associated with the entry of women into the paid labour market. | - |
Descrição: dc.description | Funding Project funded under the EEA Financial Mechanism 2014-2021. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Social Sciences | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Immigrant men and women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sharing unpaid work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | “We are tired”: the sharing of unpaid work between immigrant women and men in Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: