Inteligência artificial na educação e ética

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBoulay, Benedict du-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14808-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14808-
Descrição: dc.descriptionEste capítulo aborda as questões éticas relacionadas com a aplicação da inteligência artificial (IA) na educação, desde os primórdios da inteligência artificial na educação, na década de 1970, até ao estado atual deste domínio, incluindo a crescente sofisticação das interfaces dos sistemas e o aumento da utilização e do abuso de dados. Enquanto nos primeiros tempos a maior parte das ferramentas estava virada para o aluno, atualmente existem ferramentas que estão viradas para o professor, apoiando a sua gestão da sala de aula, e para o administrador, ajudando-o na gestão de grupos de alunos. As ferramentas orientadas para o aluno têm agora em conta os aspetos afetivos e motivacionais da aprendizagem, bem como os aspetos cognitivos. O aumento da recolha de dados e das ferramentas de analítica da aprendizagem que lhe estão associadas tem permitido o desenvolvimento de dashboards para uma gestão dinâmica e a compreensão reflexiva dos alunos, dos professores e gestores. As questões éticas quase não tinham expressão nos primeiros tempos, mas atualmente são muito importantes. As razões devem-se aos receios legítimos de que a autonomia dos alunos e professores seja comprometida, de que os dados sejam recolhidos e desviados para outros fins, e de que a IA introduza nas decisões educacionais preconceitos adicionais aumentando a desigualdade já existente, e, também, devido à reputação assustadora que, em geral, a IA possui.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Aberta. LE@D-
Relação: dc.relationhttps://revistas.rcaap.pt/lead_read/article/view/32242-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência artificial em educação-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálises-
Palavras-chave: dc.subjectPainéis de controlo-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas para o estudante-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas para o professor-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas para o gestor-
Título: dc.titleInteligência artificial na educação e ética-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.