
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Queirós, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pinto, Mário | - |
| Autor(es): dc.creator | Romão, Tiago Miguel Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Pestana, Pedro Duarte | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgado, Leonel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14807 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14807 | - |
| Descrição: dc.description | Dashboard for online higher education support monitoring and evaluation of students’ interactions, but mostly limited to interaction occurring within learning management systems. In this study, we sought to find which collaborative learning activities and tools in online higher education are included in teaching dashboards. By following Kitchenham’s procedure for systematic reviews, 36 papers were identified according to this focus and analysed. The results identify dashboards supporting collaborative tools, both synchronous and asynchronous, along categories such as learning management systems, communication tools, social media, computer programming code management platforms, project management platforms, and collaborative writing tools. Dashboard support was also found for collaborative activities, grouped under four categories of forum discussion activities, three categories of communication activities and four categories of collaborative editing/sharing activities, though most of the analysed dashboards only provide support for no more than two or three collaborative tools. This represents a need for further research on how to develop dashboards that combine data from a more diverse set of collaborative activities and tools. | - |
| Descrição: dc.description | This work was supported by the TRIO project funded by the European Union’s Erasmus+ KA220-ADU – Cooperation partnerships in adult education programme under grant agreement no. KA220-ADU-1B9975F8. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Schloss Dagstuhl - Leibniz-Zentrum für Informatik | - |
| Relação: dc.relation | https://drops.dagstuhl.de/opus/volltexte/2023/18509/ | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dashboards | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collaborative tools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collaborative activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | E-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer-supported collaborative learning | - |
| Título: dc.title | A systematic review of teacher-facing dashboards for collaborative learning activities and tools in online higher education | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: