
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Romeiro, Daniel de Jesus Moreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14770 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.34624/id.v15i3.31426 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14770 | - |
| Descrição: dc.description | Este artigo baseia-se numa investigação realizada na Universidade Aberta no âmbito do mestrado em Supervisão Pedagógica. Assume um caráter exploratório, analisando uma amostra não probabilística de docentes, a lecionar nas diferentes regiões educativas do país e em distintas fases do seu percurso profissional. Parte da assunção, de caráter psicossocial, de que o indivíduo e o meio surgem conectados numa relação dialética que os torna interdependentes. Procura conhecer as perspetivas dos docentes acerca da forma como estes valorizam e como reconhecem estarem presentes, nos processos de supervisão pedagógica (SvP) vivenciados, os principais conceitos de SvP que suportam a sua prática hodierna, apresentados sob a forma de afirmações e qual o contributo atribuído pelos docentes às práticas de SvP vivenciadas sobre a modificação das suas práticas pedagógicas, o aumento do sucesso dos seus alunos, o seu desenvolvimento profissional o desenvolvimento do autoconhecimento e crescimento pessoal. Metodologicamente, optou-se por um estudo quantitativo-interpretativo com a aplicação de um inquérito por questionário com respostas fechadas, associadas a uma escala Likert de cinco itens. A análise dos resultados foi orientada pelas seguintes caraterísticas sociodemográficas: i) o tipo de vínculo laboral; ii) o tempo de serviço; iii) as regiões educativas onde lecionam. Os resultados são sintomáticos de que existe, por parte dos docentes uma valorização dos principais construtos teórico-práticos que consubstanciam a SvP, mas os participantes consideram a sua presença, nos processos de SvP vivenciados, bastante mitigada. O contributo das práticas de SvP sobre os quatro aspetos supracitados é considerado, pelos participantes, igualmente bastante reduzido. | - |
| Descrição: dc.description | This article is based on research conducted at Universidade Aberta as part of the master’s degree in Pedagogical Supervision. It is exploratory in nature, analyzing a non-probabilistic sample of teachers teaching in different educational regions of the country and at different stages of their professional career. It starts from the psychosocial assumption that the individual and the environment are connected in a dialectical relationship that makes them interdependent. From this point on, it seeks to answer the following research questions: to know the perspectives that teachers attribute to the concepts of pedagogical supervision (PSv) that support the current practice of PSv presented in the form of statements; the contribution attributed by teachers to the PSv practices experienced on the modification of their teaching practices; the increase in the success of their students, their professional development, the development of self-knowledge and personal growth; the relationship between the perspectives, symptoms, and effects felt, and sociodemographic characteristics. Methodologically, a quantitative-interpretative paradigm was used with the application of a questionnaire survey with closed answers consisting of Likert scales of five items. The analysis of the results was guided by four dimensions of analysis: i) sociodemographic characterization; ii) type of employment relationship; iii) length of service; iv) the educational regions where they teach. The results point to an appreciation of the main theoretical-practical constructs that substantiate pedagogical supervision but consider their presence in the PSv processes experienced to be quite mitigated. The contribution of PSv practices on the four aspects mentioned above is also considered very low. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade de Aveiro | - |
| Relação: dc.relation | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/31426 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Práticas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sintomas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perceções | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical supervision | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching practices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Symptoms | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Perspectives | - |
| Título: dc.title | Supervisão pedagógica no contexto educativo português: perspetivas, sintomas e práticas | - |
| Título: dc.title | Pedagogical supervision in the Portuguese educational context: perspectives, symptoms, and practices | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: