
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Paredes, Maria Luciana | - |
| Autor(es): dc.creator | Magalhães, Justino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:44:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:44:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14758 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.53943/ELCV.0123_160-174 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14758 | - |
| Descrição: dc.description | A Ilha da Madeira manteve elevadas taxas de analfabetismo até à segunda metade do século XX, de modo mais acentuado do que em Portugal Continental. Esse fenómeno estava associado ao lento e desigual desenvolvimento socioeconómico entre as diferentes localidades da Ilha. Também a escolarização foi irregular na oferta e na frequência. A construção de um sentido histórico para compreender e aprofundar o conhecimento sobre a relação entre sociedade e escolarização na Ilha da Madeira, pode obter-se a partir de uma observação que cruze escolarização e alfabetização. É essa observação que aqui se apresenta, estudando em termos estatísticos, a evolução do ensino primário na Madeira e comparando os resultados com estudos realizados para todo o país, | - |
| Descrição: dc.description | Illiteracy rates were consistently high in Madeira until the second half of the 20th century, even more so than in mainland Portugal. This phenomenon was associated with the slow and uneven socioeconomic development of the different communities throughout the island. The offer and frequency of schooling was also equally irregular. The construction of historical meaning aiming to understand the relationship between society and schooling in Madeira can be achieved comparing the data on schooling and literacy. The statistical observation presented in this paper is the evolution of Primary Schooling in Madeira, comparing data related to the islands and data related to the whole of Portugal. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes) | - |
| Relação: dc.relation | http://www.e-lcv.online/index.php/revista/article/view/251 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ilha da Madeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História do Ensino Primário na Ilha da Madeira | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Madeira island | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History of primary schooling in Madeira island | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
| Título: dc.title | História do ensino primário na ilha da Madeira: uma escolarização lenta e desigual | - |
| Título: dc.title | History of primary education on the island of Madeira: a slow and uneven schooling | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: