
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Aline Maria | - |
| Autor(es): dc.creator | Neves, Claudia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:17:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:17:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-31 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14657 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14657 | - |
| Descrição: dc.description | O desenvolvimento profissional docente se constitui como um processo individual e coletivo que contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências. O objetivo geral deste estudo consiste em compreender a influência que a formação inicial dos cursos de pedagogia assume para que a identidade profissional do professor seja constituída. A pesquisa caracteriza-se por ser de natureza qualitativa e exploratória. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevista semiestruturada e análise documental. A população do estudo foi composta por profissionais atuantes e estudantes da Pedagogia. Foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. Observou-se que a precariedade em que se encontram as condições para a docência no Brasil confirma desvalorização política, ocasionando efeitos para o reconhecimento social e as formas como o docente se compõe como profissional. | - |
| Descrição: dc.description | Teacher professional development is an individual and collective process that contributes to the development of skills and competences. The general objective of this study is to understand the influence that the initial formation of pedagogy courses assumes for the professional identity of the teacher to be constituted. The research is characterized by being of a qualitative and exploratory nature. Data collection was carried out through semi-structured interviews and documentary analysis. The study population was composed of active professionals and students of Pedagogy. Bardin Content Analysis was used. It was observed that the precarious conditions in which the conditions for teaching in Brazil are found confirm political devaluation, causing effects for social recognition and the ways in which the teacher is composed as a professional. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Paco Editora | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Identidade profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Legislation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professional identity | - |
| Título: dc.title | O papel da formação inicial para a construção da identidade profissional docente | - |
| Título: dc.title | The role of initial training for the construction of teacher professional identity | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: