
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Veloso, Braian | - |
| Autor(es): dc.creator | Mill, Daniel | - |
| Autor(es): dc.creator | Moreira, J. António | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:20:32Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:20:32Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14649 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14649 | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste artigo é apresentar a educação híbrida como tendência histórica no Brasil e em Portugal. A análise parte de duas pesquisas centrais: a tese de doutorado do primeiro autor que versa sobre o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) pública brasileira; e o período de doutorado sanduíche realizado também pelo primeiro autor no âmbito da Universidade Aberta de Portugal (UAb). Como resultado da investigação, propomos a educação híbrida como tendência histórica nos dois países analisados. Nossa contribuição para o tema diz respeito, sobretudo, ao uso da dialética enquanto instrumento conceitual para a análise do fenômeno. Diante disso, como principal resultado defendemos que as condições histórico-sociais, juntamente com o movimento de maior compreensão dos sujeitos em face do que os circunda, tendem a culminar em cenários mais híbridos nos quais se atinja a superação das dicotomias ainda persistentes entre EaD e educação presencial. | - |
| Descrição: dc.description | This article presents blended education as a historical trend in Brazil and Portugal. The analysis is based on two main researches: the doctoral thesis of the first author, which deals with the process of institutionalization of Brazilian public Distance Education (DE); and the sandwich doctorate period also carried out by the first author within the scope of the Open University of Portugal (UAb). As a result, we propose blended education as a historical trend in the two countries analyzed. Our contribution to the theme concerns, above all, the use of dialectics as a conceptual instrument for the analysis of the phenomenon. Therefore, as the main result, we defend that the historical-social conditions, together with the movement of greater understanding of the subjects in the face of what surrounds them, tends to culminate in more hybrid scenarios in which the still persistent dichotomies between distance education and face-to-face education are overcome. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação híbrida | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Hybrid education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Título: dc.title | Educação híbrida como tendência histórica: análise das realidades brasileira e portuguesa | - |
| Título: dc.title | Hybrid education as a historical trend: analysis of the brazilian and portuguese realities | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: