Tecnologias digitais associadas a práxis socioculturais: análise de práticas educativas no Brasil e em Portugal

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRamos, Samantha-
Autor(es): dc.creatorMoreira, J. António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:08:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:08:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14648-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.5585/eccos.n65.24647-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14648-
Descrição: dc.descriptionOs ambientes virtuais e as potencialidades das tecnologias digitais trouxeram novos e desafios para a comunidade escolar. Um dos principais desafios prende-se com a necessidade de conceber novos cenários de aprendizagem com recurso às tecnologias digitais e aos ambientes virtuais. Considerando estudos realizados no Brasil e em Portugal, esta investigação analisa práticas educativas elaboradas e implementadas em contextos educacionais que envolvem estes ambientes virtuais e tecnologias digitais associadas a práxis sociocultural a partir dos conceitos de desencapsulação do currículo, atividades sociais como base para o ensino, aprendizagem expansiva e competências profissionais e de vida. A partir de uma abordagem qualitativa, identificámos que as práticas educativas envolvem orientações pedagógicas cujas atividades, em cenários enriquecidos com tecnologias digitais, são realizadas de forma colaborativa e resultam em produtos educacionais que se configuram na própria resolução da atividade. Os resultados sugerem que as práticas educativas analisadas, de fato, envolvem tecnologias digitais associadas à práxis sociocultural uma vez que a comunidade de aprendizagem é o foco central na mobilização do trabalho desenvolvido pelos atores humanos e revela os valores que influenciam no agir e as ações pedagógicas são pensadas-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCentre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas educativas-
Título: dc.titleTecnologias digitais associadas a práxis socioculturais: análise de práticas educativas no Brasil e em Portugal-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.