
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:07:29Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:07:29Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2002 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14641 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14641 | - |
| Descrição: dc.description | In this day and age there is a need for a conceptual framework relating Multimedia Hyperscapes to a new way of thinking that goes beyond the traditional “clockwork approach”, namely, to reach a more “ecological approach”. When we have a number of learners connected among themselves we can create activities based on ecological principles. Basically, these involve the evaluation of all the relevant information and the combination of the best solutions to solve complex problems. In our experiments at Universidade Aberta the construction of hyperscapes was achieved through knowledge mapping. Because the Web makes possible new modes of collaboration and interaction, groups of students could work together very effectively on such tasks as gathering information, designing Web pages, discussing relevant topics, organizing events, writing assignments, making multimedia presentations, among other. In the course of creating fractal hyperspaces on the Web, with integration of varied multimedia materials, the range of cognitive strategies used by students during the learning process became evident, both at individual and collective level, and learning styles could be easily identified. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Título: dc.title | Multimedia hyperscapes: towards ecological strategies | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: