Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Simões, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-25 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14618 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14618 | - |
Descrição: dc.description | Numa sociedade em que a tecnologia toma a dianteira, a educação surge como uma necessidade premente de atualização estratégica no desenvolvimento dos jovens. Pela forma como os jogos online se apresentam em termos de qualidade, potencial educativo e facilidade de utilização, eles devem ser pensados em termos de rentabilização na sala de aula. A aplicação do jogo online 3rd Word Farmer numa turma de 9º ano pretendeu compreender o seu potencial educativo assim como, de forma contextualizada, promover competências geográficas. Desta forma a investigação foi feita numa perspetiva essencialmente descritiva e interpretativa, constituindo um estudo de caso. Após recolha de dados, análise e interpretação dos resultados pode concluir-se que, no contexto estudado, o jogo online 3rd World Farmer foi um elemento motivador para a aprendizagem e contribuiu claramente para o desenvolvimento de competências em geografia no 9º ano. No entanto, foram encontradas algumas limitações que se podem contornar no contexto da aplicação do jogo junto dos alunos. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3rd World Farmer | - |
Título: dc.title | O jogo 3rd World Farmer como promotor de competências em geografia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: