
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:09:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:09:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14589 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14589 | - |
| Descrição: dc.description | É hoje amplamente reconhecido que não basta fornecer aos estudantes modelos de aprendizagem apelativos, nomeadamente, ambientes sustentados em tecnologias digitais ou na comunicação multimédia interativa. A tentativa comum de usar os computadores e a Internet com o mero objectivo de tornar a aprendizagem mais “atraente” está votada ao fracasso como forma de educar. Torna-se necessário recorrer a modelos pedagógicos que possam assegurar a eficácia dos processos cognitivos, que permitam uma melhor compreensão das matérias e, simultaneamente, proporcionem uma grande satisfação aos aprendentes. Esta satisfação pode não ser imediata mas apenas conseguida após um esforço árduo e persistente. Neste contexto, examinámos os resultados de algumas experiências em que se procurou integrar as plataformas de e-learning (Moodle), os ambientes pessoais de aprendizagem (Personal Learning Environments ou PLE), e os media digitais emergentes, procurando interligar diversos recursos multimédia facilitadores de aprendizagens. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Título: dc.title | Novos ambientes multimédia interativos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: