Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Ana F. | - |
Autor(es): dc.creator | Sosa-Napolskij, Milaydis | - |
Autor(es): dc.creator | Torres, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Queiroz, Diâner Felipe | - |
Autor(es): dc.creator | Bártolo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Helena | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Sara | - |
Autor(es): dc.creator | Van Dyk, Kathleen | - |
Autor(es): dc.creator | Ercoli, Linda M. | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isabel M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:08:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:08:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14566 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14566 | - |
Descrição: dc.description | Cognitive difficulties are highly prevalent and negatively impact cancer survivors' quality of life. The UCLA Cognitive Rehabilitation Intervention Program (in short, UCLA program) is an evidence-based intervention developed and tested in the US to address the cognitive complaints of cancer survivors. Since there are no cognitive rehabilitation programs available for Portuguese cancer-related settings, this study aimed to culturally adapt the UCLA program to Portugal. Nine steps were implemented for this cultural adaptation: needs assessment, initial contacts, translation, cultural adaptation, independent review by a panel of experts (n = 6), focus group discussions with cancer survivors (n = 11), systematization of inputs and improvement of the final materials, fidelity check, and preliminary acceptability assessment. The findings suggested that changes to the original materials were needed. A Portuguese name, "CanCOG®-Reabilitação Cognitiva no Cancro" (in English "CanCOG®-Cognitive Rehabilitation in Cancer"), and a logo were created to make it more memorable and appealing for the Portuguese population. The language was adjusted to ensure content accessibility and semantic and conceptual equivalence. Finally, references to several cultural aspects, such as habits, customs, and traditions, were adapted to fit the new cultural context. The UCLA program may be a promising tool to help alleviate the cognitive difficulties reported by cancer survivors in different cultural contexts. Future research is needed to confirm the feasibility, acceptability, and preliminary efficacy of its Portuguese version, "CanCOG®-Reabilitação Cognitiva no Cancro". | - |
Descrição: dc.description | This research was supported by National Funds through FCT—Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. (http://www.fct.pt/ accessed on 21 October 2022), within CINTESIS R&D Unit (reference UIDB/4255/2020 and UIDP/4255/2020), WJCR R&D Unit (reference UIDB/04810/2020), and within the scope of the project RISE (LA/P/0053/2020). A.F.O. is supported by National Funds through the FCT, within a PhD fellowship (SFRH/BD/138785/2018). | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cancer | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cancer survivors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cancer-related cognitive impairment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive rehabilitation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural adaptation | - |
Título: dc.title | CanCOG®: cultural adaptation of the evidence-based UCLA cognitive rehabilitation intervention program for cancer survivors in Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: