
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Saldanha, Ângela | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Amílcar | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Carla Sofia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:24:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:24:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2026-06-22 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14529 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14529 | - |
| Descrição: dc.description | Tomando como ponto de partida os provérbios populares (sendo estes deslumbramentos de infância da autora) e o seu potencial enquanto representantes da cultura popular e de um vasto universo imagético, foi criado e desenvolvido um trabalho de dança criativa com alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Neste trabalho evidencia-se a importância do desenvolvimento e consolidação de competências no 1.º ciclo e de como é possível à dança criativa, alicerçada nos provérbios populares, assumir um papel marcante. Através da abordagem a/r/tográfica, com excertos autobiográficos, cuidadosamente distribuídos, que acrescentam sentido e humanidade a este estudo de caso, foi possível revelar e relevar o papel da autora enquanto artista/investigadora e educadora. Nestas páginas, acompanhamos um processo de criação artística recheado de teoria e práticas pedagógicas que têm a capacidade de se moldar à mutabilidade das circunstâncias. Nele a autora habita os espaços limiares dos seus papéis e funções. Demonstra-se ainda a importância da ligação e complementaridade entre arte e educação para o desenvolvimento pleno da Criança do Hoje, o Nosso futuro do Amanhã. | - |
| Descrição: dc.description | Taking popular proverbs as a starting point (these being the author's childhood delights) and their potential as representatives of popular culture and a vast universe of images, a work of creative dance was created and developed with students from the 1st cycle of basic education. This work highlights the importance of developing and consolidating skills in the 1st cycle and how it is possible for creative dance, based on popular proverbs, to assume a remarkable role. Through the a/r/tographic approach, with carefully distributed autobiographical excerpts, which add meaning and humanity to this case study, it was possible to reveal and highlight the author's role as an artist/researcher and educator. In these pages, we follow a process of artistic creation filled with theory and pedagogical practices that have the ability to adapt to the changing circumstances. In it, the author inhabits the threshold spaces of her roles and functions. It also demonstrates the importance of the connection and complementarity between art and education for the full development of the Child of Today, Our Future of Tomorrow. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Provérbios populares | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dança | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Arte | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | A/r/tografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular proverbs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dance | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Art | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | A/r/tography | - |
| Título: dc.title | "Cultura popular a dançar: a sabedoria popular em movimento" | - |
| Título: dc.title | “Popular culture dancing: popular wisdom in motion” | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: