
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cardoso, Vitor | - |
| Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:27:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:27:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14474 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14474 | - |
| Descrição: dc.description | The evident standardization of Information Technology (IT) in education, by way of the widespread adoption of robust and dependable Learning Management Systems (LMS), has made distance learning courses possible and easy to mount, even in institutions or universities that had no previous experience in online education. However, based on evidence gathered through the ODL-NET Experience project, we were able to identify major usability problems, quite a number of user difficulties and many LMS limitations. The results of the study show that technology is the solution, on one hand, and that technology is [still] the problem, so the saying technology matters is up to date, even if it represents only one component of a complex blend, involving others like educational organizations, learning content, pedagogical strategies, etc. | - |
| Descrição: dc.description | A estabilização evidente das Tecnologias de Informação (TI) na educação, por via da adopção generalizada de Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) robustos e seguros, tornou possível e fácil implementar cursos de aprendizagem a distância, até mesmo em instituições ou universidades que nunca tiveram experiência prévia de ensino online. Porém, baseados em dados recolhidos através do projecto ODL-NET Experience, pudemos identificar problemas de usabilidade relevantes, várias dificuldades ao nível do utilizador e muitas limitações de LMS. Os resultados do estudo mostram que a tecnologia é a solução, por um lado, mas que a tecnologia é (ainda) o problema, pelo que a tecnologia continua a ser um tema relevante, mesmo se representa só uma das componentes da mistura complexa que abarca as organizações educacionais, os conteúdos de aprendizagem, as estratégias pedagógicas, etc. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Open and Distance Learning (ODL) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | e-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information Technology (IT) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning Management System (LMS) | - |
| Título: dc.title | Open and distance learning: does it (still) matter? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: