
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Escudeiro, Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Bidarra, José | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2006 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14466 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14466 | - |
| Descrição: dc.description | This paper presents the overall evaluation of the Quantitative Evaluation Framework (QEF) approach which has been applied in an operational teaching environment for the last six years. During this period we have evaluated the difference between educational software systems that were developed using the Techno Didactical Extension for Instruction/Learning Based on Computer (X-TEC) model and educational software systems using other models. The X-TEC model is used in the development of educational software in order to strengthen the potential quality of e-Learning systems. We selected the QEF approach for this evaluation to highlight the strengths and limitations of the X-TEC model. We adapted the approach in a way that the essential criteria are assessed in a pre-evaluation phase which will cover the general usage requirements. In this research project we conduct experiments with groups of students and teachers in Multimedia Information Systems classes of Oporto Polytechnic, to examine the influence of training in an instructional system design approach on their attitude to re-use this approach, and on their performances in design, using this approach. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Universidade Nova de Lisboa | - |
| Título: dc.title | Educational software engineering models: evaluating educational software | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: