Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, João Coutinho | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, João Pedro Medina | - |
Autor(es): dc.creator | Sousa, Nuno | - |
Autor(es): dc.creator | Jesus, Eduardo Natividade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14450 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14450 | - |
Descrição: dc.description | CEES 2023. Conferência Internacional, realizada no Funchal, de 27-30 de junho 2023 | - |
Descrição: dc.description | The transport sector is vital in any modern economy, but, during the past century, dependence on vehicles burning petroleum- based fuels has become a defining component of modern societies. Transport share of final global energy consumption is very important - for example, in the EU it accounts for about 32%. On the other hand, sustainable mobility issues, particularly urban mobility, are on the agenda, and it is even predicted that by 2050 there will be no cars running on conventional fuels in cities. The layout, or form of the city has a decisive impact on energy consumption in urban mobility and the modes of transport used. Active modes of transport, in particular, contribute to reduce transport energy requirements, making it important and timely to consider them in city planning. Estimations using computer models of cities implemented in a GIS environment allow the calculation and comparison of transport energy needs associated with different city forms and allow important conclusions to be drawn about the positive impact of adopting active modes of transport. This research presents test energy calculations carried out both for the current configuration of the city of Coimbra, Portugal, using real georeferenced data of buildings, facilities, jobs, transport infrastructure network, etc., and its redraft as other city forms (e.g., garden city, transit-oriented development city, compact city, 15-minutes city, etc.). Results allow conclusions to be drawn about the associated transport energy needs and modal share, and can provide valuable information to decision makers, infrastructure managers, and planners of more sustainable cities. In practice, the study reveals that in cities with planned urbanism, mobility requires significantly less energy. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra - INESC Coimbra | - |
Relação: dc.relation | Form and Fuction: Benchmarking Real And Ideal Cities provisório | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | City | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transport | - |
Palavras-chave: dc.subject | Energy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability | - |
Título: dc.title | The impact of city form and active modes of transport on urban mobility energy consumption | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: