Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Álvares, Maria Eugénia Cotta Patrício | - |
Autor(es): dc.contributor | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, António Manuel Mateus Castel-Branco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14381 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14381 | - |
Descrição: dc.description | Desde o final do século XX que tem crescido o interesse pelo desenvolvimento das competências socioemocionais nas crianças e nos jovens, levando ao aparecimento de diversos programas tendentes à sua promoção. A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um desses programas, tendo a Direção-Geral de Educação (DGE), em 2019, colocado à disposição das escolas integradas nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) a adesão ao mesmo, com o objetivo de contribuir para o sucesso dos alunos, através do desenvolvimento de competências sociais. Dois anos passados, o programa foi alargado a todas as escolas que manifestassem interesse no programa. Atendendo ao sucesso do programa da ALU, e à ausência de qualquer avaliação formal do programa, que se constituiria como um importante apoio para os decisores, quer de políticas educativas, quer os líderes escolares, entendemos avaliar este programa, verificando se os seus objetivos foram cumpridos e auscultando a perceção dos intervenientes, dois/ três anos após a frequência. Pretendemos, assim, explorar os resultados do projeto das Academias de Liderança Ubuntu no desenvolvimento das competências dos alunos que as frequentaram. Para isso, socorremo-nos dos resultados dos questionários que os participantes na ALU preencheram no final da mesma, efetuámos uma entrevista exploratória ao Diretor-Geral da Educação, aplicámos um questionário aos animadores e ouvimos os pais e os alunos em focus group. Os resultados obtidos, analisados de acordo com a matriz de avaliação definida, parecem indicar que os objetivos foram atingidos, sendo referidas mudanças verificadas na generalidade dos alunos e a expetativa de continuidade da ALU. | - |
Descrição: dc.description | Since the end of the 20th century, there has been a growing interest in the development of socioemotional skills in children and young people, leading to the emergence of various programs aimed at promoting them. The Ubuntu Leadership Academy (ALU) is one of these programs, and in 2019, the Directorate-General for Education (DGE) made it available to schools integrated into Priority Educational Intervention Territories (TEIP), with the aim of contributing to the success of students through the development of social skills. Two years later, the program was expanded to all schools that expressed interest in the program. Given the success of the ALU program and the absence of any formal evaluation of the program, which would constitute an important support for decision-makers in both educational policies and school leaders, we intend to evaluate this program by verifying if its objectives were met and by listening to the perception of the participants two to three years after attending. We aim to explore the results of the Ubuntu Leadership Academy project in the development of the skills of the students who attended it. To do this, we used the results of the questionnaires that the ALU participants filled out at the end of the program, conducted an exploratory interview with the Director-General of Education, applied a questionnaire to the animators, and heard from parents and students in a focus group. The results obtained, analysed according to the defined evaluation matrix, seem to indicate that the objectives were achieved, with changes reported in the majority of students and an expectation of continuity of the ALU. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academia de Líderes Ubuntu | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências socioemocionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sucesso escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socioemotional skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ubuntu Leadership Academy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Community | - |
Palavras-chave: dc.subject | School success | - |
Título: dc.title | Avaliação da implementação do programa das academias de líderes Ubuntu em escolas TEIP da Área Metropolitana de Lisboa | - |
Título: dc.title | Assessment of implementation of the Ubuntu leadery academy at TEIP schools in the Lisbon Metropolitan Area | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: