Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bártolo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Pacheco, Emelda | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Fabiana | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Anabela | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Sara | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Isabel M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14371 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14371 | - |
Descrição: dc.description | Purpose: To provide a comprehensive review of psycho-educational interventions using telecommunication technologies developed for adult cancer patients, assessing their effectiveness in reducing emotional distress and improving quality of life (QoL). Materials and methods: A narrative approach was used for extraction and synthesis of the data. Relevant studies were identified through the electronic databases PubMed, Scopus, Web of Science, ProQuest, Psychology & Behavioral Sciences Collection (through EBSCOhost), and CENTRAL. Results: Eight studies involving 1016 participants met inclusion criteria. The majority of the studies included (n¼6) used a randomized design and were published between 2007 and 2016. Interventions used a variety of delivery resources, such as telephone, e-mail and websites, but all were aiming to respond to information needs and develop stress control skills. A trend toward reducing distress and improving QoL was found, but estimated effect sizes were typically small (d<0.5). Telephonically delivered psycho-educational interventions presented the highest between-group effects on these outcomes during survival, but were limited by sample size. Conclusions: The efficacy of interventions using distance approaches in the cancer setting is still not wellestablished. Further research should be conducted through well-designed studies with more interactive features that minimize the lack of face-to-face interaction. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Impacto das preocupações reprodutivas sobre o ajustamento psicológico e social e o viés atencional em jovens sobreviventes de cancro da mama e cervical | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoeducation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oncology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Functioning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Depression | - |
Palavras-chave: dc.subject | Anxiety | - |
Palavras-chave: dc.subject | Survivor | - |
Título: dc.title | Effectiveness of psycho-educational interventions with telecommunication technologies on emotional distress and quality of life of adult cancer patients: a systematic review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: