Manual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorTavares, José-
Autor(es): dc.creatorPereira, Anabela-
Autor(es): dc.creatorGomes, Alexandra-
Autor(es): dc.creatorMonteiro, Sara-
Autor(es): dc.creatorGomes, Ana Allen-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:46:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:46:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-12-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14369-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14369-
Descrição: dc.descriptionO presente Manual procura responder diretamente à necessidade que professores e alunos das disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (PDA), Psicologia da Educação, Introdução à Psicologia e outras disciplinas básicas da Psicologia têm vindo a sentir na sua formação psicológica. Essa necessidade foi reforçada pelos alunos monitores que colaboraram com a equipa docente da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, nos anos letivos de 2002 a 2004. Pretende-se, assim, que este Manual seja percebido como um instrumento de apoio e orientação, não apenas para os alunos que frequentem a disciplina de PDA, mas para todos os agentes educativos, particularmente professores e alunos, motivados na construção do conhecimento, do desenvolvimento humano e da aprendizagem. Os seus objetivos são: o conhecimento e a compreensão das perspetivas mais relevantes do desenvolvimento e da aprendizagem; os contributos da psicologia para essa compreensão; a análise dos processos de desenvolvimento e de ensino-aprendizagem considerando a intervenção dos diferentes agentes educativos; a perceção do desenvolvimento humano numa perspetiva life-span coextensiva à duração da vida nas suas diversas fases ¿ infância, adolescência, jovem-adulto, adulto e idoso; a sensibilização para os fatores promotores do sucesso académico; o papel do professor na motivação dos alunos e o apoio àqueles que têm necessidades educativas especiais; a reflexão sobre a especificidade das aprendizagens nos diferentes espaços disciplinares.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Título: dc.titleManual de psicologia do desenvolvimento e aprendizagem-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.