
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Sousa, Lúcio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-12-23 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14364 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14364 | - |
| Descrição: dc.description | In Timor-Leste, the lia na`in (lian = word; na`in = lord, master) – leaders of customary practice – are becoming key to tradition, to “kultura” (culture), an emerging area of public cultural policies. Traditionally associated with the local communities and the mountains, they are the ones that know and pronounce the words that uncover the origin of the world, and the relationship between mankind, nature, and ancestors. Since 20 May 2002, when political power was handed from the United Nations to the Timorese authorities, several episodes have illustrated that the involvement of the lia na`in has shifted from their traditional local contexts to national ones. From small-scale sociopolitical agents, the lia na`in became a resource as buffers of conflict or of reconciliation, as council members of the suco, the smallest administrative division, and as actors in national state ceremonies, taking part in the process of (re)creating the nation’s cultural identity. The purpose of this article is to discuss the role assigned to lia na`in in state affairs and the nation, particularly the role concerning conflict resolution. The argument, I propose, is that the participation of the lia na`in, as a ritual authority, in state-sponsored ceremonies has become a major resource of credibility to the new national authorities. | - |
| Descrição: dc.description | A first version of the text was translated with the support of the Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) through the Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI). | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | ASEAS | - |
| Relação: dc.relation | https://aseas.univie.ac.at/index.php/aseas/article/view/3214 | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Nation building | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Oral tradition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political legitimacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Peacebuilding | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Timor-Leste | - |
| Título: dc.title | State appropriation of traditional actors and oral narratives in Timor-Leste | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: