Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Bastos, Glória | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:54:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:54:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-07-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14311 | - |
Descrição: dc.description | O lugar da literatura para crianças e jovens no plano formativo tem sido largamente discutido e explorado. Em particular, e considerando o seu papel nos processos de socialização, sobretudo durante a infância, a literatura pode contribuir para o desenvolvimento de atitudes de compreensão e respeito pelas diversas culturas, potenciando um melhor entendimento do mundo que nos rodeia. Estas dimensões são analisadas a partir de um conjunto de livros para crianças e jovens, de autores portugueses, e com personagens chinesas em contextos diversificados. Verifica-se que através do olhar dessas figuras é possível entrever anseios e expectativas partilhadas, enquanto se constroem processos de autoconhecimento nas personagens de origem portuguesa que com elas contracenam. | - |
Descrição: dc.description | The place of literature for children and young people in the educational field has been widely discussed and explored. In particular, and its role in socialization processes, especially during childhood, literature can contribute to the development of attitudes of understanding and respect for different cultures, enhancing a better understanding of the world around us. These dimensions are analyzed from a set of books for children and young people, by Portuguese authors, and with Chinese characters in different contexts. It can be seen that through the eyes of these figures it is possible to glimpse shared desires and expectations, while processes of self-knowledge are constructed by means of the characters of Portuguese origin who interact with them. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade de Aveiro | - |
Relação: dc.relation | https://proa.ua.pt/index.php/rotasaoriente/article/view/31897 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura para crianças e jovens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Personagens chinesas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alteridade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diálogo intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature for children and youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chinese characters | - |
Palavras-chave: dc.subject | Otherness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural dialogue | - |
Título: dc.title | A literatura para os mais novos como janelas para as relações interculturais: o caso das personagens chinesas | - |
Título: dc.title | Literature for the youngest as windows to intercultural relations: the case of Chinese characters | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: