B-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de Lisboa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAires, Luísa-
Autor(es): dc.creatorElias, Berta Deolinda Ribeiro Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:54:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:54:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2010-02-03-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1427-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1427-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionAs mudanças que ocorreram no mundo e na sociedade, nos últimos anos, assim como a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em todos os aspectos da vida actual têm implicações ao nível do ensino e da actuação de todos os intervenientes no processo ensino aprendizagem. O estudo B-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos, analisa o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto, estudando o modo como são utilizadas plataformas de aprendizagem Learning Managing System (LMS) por estudantes adultos do ensino secundário recorrente com o intuito de compreender como é perspectivado por estes intervenientes o modelo de ensino/aprendizagem semi-presencial e misto - b-learning (blended learning). A investigação foi realizada junto de uma comunidade educativa do ensino secundário recorrente que frequentou no ano lectivo 2006/2007, numa escola da zona oriental de Lisboa, os décimo, décimo primeiro e décimo segundo anos do Curso de Multimédia no modelo de ensino presencial, com a possibilidade de utilizar uma plataforma de aprendizagem – Dokeos e/ou Moodle – no âmbito dos trabalhos de algumas disciplinas, o que possibilitou realizar algumas actividades didácticas a distância na modalidade b-learning, implicando por parte dos professores intervenientes uma mudança na sua forma de actuação, mais como um supervisor promotor de diferentes estratégias de aprendizagem junto desta comunidade, permitindo deste modo o acompanhamento das actividades por parte dos estudantes com problemas de assiduidade e contribuindo para o seu sucesso educativo. A revisão da literatura permitiu verificar que já foram realizadas algumas actividades neste âmbito, a nível nacional, assim como possibilitou realizar uma reflexão sobre a utilização das plataformas de ensino aprendizagem junto de alunos do ensino secundário recorrente. Para o efeito, recorreu-se a instrumentos de natureza quantitativa – questionário – e de natureza qualitativa – entrevista. Os resultados revelaram a importância destes recursos informáticos para a motivação e sucesso escolar dos estudantes adultos e, principalmente, como factor determinante para não abandonarem os estudos.-
Descrição: dc.descriptionThe changes that occurred in the world and in the society, in the last years, and the integration of Information and Communication Technologies (TIC) in all aspects of the current life have implications in the way of teaching and acting of all the actors of the teaching and learning process. The b-Learning: o Ensino Secundário Recorrente Entre Dois Modelos study, analyses the semi-presential and mixt teaching and learning model, studying the way that Learning Managing System (LMS) are used by adult students of the secondary school, with the goal of understand how the b-learning (blended learning) model is perspectivated by these intervinients. The investigation was realized with a learning communities of secondary students that have studied in the years 2006/2007, in one school of the eastern side of Lisbon, on the 10th, 11th and 12th grade of a Multimedia course by the presential model of teaching, with the possibility of using the Learning Managing System – Dokeos and/or Moodle – on the activities of some subjects, giving the possibilities of realizing some didactic activities at distance in the b-learning model, and involving the teachers in a change of their way of acting, more like a supervisor promoting different learning strategies near this community, permitting by this way, to the students with difficulties to be present in school to survey the learning activities, and helping them in their learning success. Literature revision allowed to verify that some activities like this one were made, in Portugal, and made possible doing a reflection about the using of Learning Managing Systems near the secondary adult students. For this study were used quantitative nature instruments – questionnaire – and qualitative nature – interview. The results revealed the importance of this informatic resources for the motivation and scholar success of the adult students and, most of all, the determinant factor that helped students to not give up school and their studies-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino assistido por computador-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectProjetos de educação-
Palavras-chave: dc.subjectBlearning-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectComunidades de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectSupervisão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação recorrente-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectB-learning-
Palavras-chave: dc.subjectLearning communities-
Palavras-chave: dc.subjectLearning management systems-
Palavras-chave: dc.subjectSupervision-
Título: dc.titleB-Learning : o Ensino Secundário Recorrente entre dois modelos : um estudo com estudantes do curso multimédia de uma escola de Lisboa-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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