
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ramos, Natália | - |
| Autor(es): dc.creator | Lopes, Ana Cristina Duarte | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14146 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14146 | - |
| Descrição: dc.description | Em 2020, com o surgimento da pandemia COVID-19, o mundo foi confrontado com mudanças drásticas que originaram desafios, transversais à sociedade. Evidenciaram-se desigualdades sociais existentes entre países e nos países, com maior reflexo nos grupos mais vulneráveis, em situação de pobreza ou migração. Estes desafios refletiram-se particularmente na área da educação, salientando-se as vulnerabilidades do modelo educativo existente. Face a uma crise sem precedentes, destacaram-se as potencialidades decorrentes do uso das tecnologias digitais, da adaptação da comunidade educativa, assim como, a resiliência de docentes e estudantes. Este texto acentua a importância do uso das tecnologias digitais, enquanto facilitadoras da integração educacional e intercultural. Numa era de globalização e crescente multi/interculturalidade assente numa evolução tecnológica sem precedentes, o in(sucesso) do ensino, da aprendizagem e da sociedade, dependem da definição de políticas, metodologias abertas, inclusivas e flexíveis, que integrem a diversidade social e cultural em que vivemos, e, sejam adaptáveis a situações adversas e atípicas. Aproveitar estas mudanças e ensinamentos para desenvolver políticas sustentáveis, poderá não só ajudar a ultrapassar a crise atual, como a prepararmo-nos para novas adversidades futuras, diminuindo as desigualdades e tornando o ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade. | - |
| Descrição: dc.description | In 2020, with the emergence of the COVID-19 pandemic, the world was confronted with drastic changes that led to challenges, transversal to society. Social inequalities between countries and countries were evidenced, with greater impact on the most vulnerable groups, in poverty or migration. These challenges were particularly reflected in the area of education, highlighting the vulnerabilities of the existing educational model. In the face of an unprecedented crisis, the potential arising from the use of digital technologies, the adaptation of the educational community, as well as the resilience of teachers and students, stood out. This text emphasizes the importance of the use of digital technologies, as facilitators of educational and intercultural integration. In an era of globalization and increasing multi/interculturality based on unprecedented technological evolution, the in(success) of teaching, learning and society depend on the definition of policies, open, inclusive and flexible methodologies that integrate the social and cultural diversity in which we live, and are adaptable to adverse and atypical situations. Harnessing these lessons to develop sustainable policies can not only help overcome the current crisis, but also prepare for further future adversities, reducing inequalities and making education increasingly inclusive and quality. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Faculdade de Letras, Universidade do Porto & CEGOT | - |
| Relação: dc.relation | https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19672.pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturalidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias digitais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Globalization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital technologies | - |
| Título: dc.title | Tecnologias digitais na comunicação e na integração educacional e intercultural: desafios globais contemporâneos | - |
| Título: dc.title | Digital technologies in communication and educational and intercultural integration: global & contemporary challenges | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: