Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Sousa, Edgar | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Mafalda | - |
Autor(es): dc.creator | Topa, Joana | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Borges, Janete S. | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigo, Costa | - |
Autor(es): dc.creator | André, Lira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14144 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14144 | - |
Descrição: dc.description | Lesbian, gay, bisexual, trans and intersex (LGBTI) people are more likely to be exposed to domestic violence than the rest of the population. Using a descriptive qualitative methodology, 28 professionals from the educational sector, aged between 28 and 64 years old (M = 44.5), were interviewed to describe and understand their perspectives on the sector’s ability to support, intervene and get involved with LGBTI people and, particularly, with victims or former victims of domestic violence. Through a thematic content analysis, three main themes emerged: (i) life trajectories of LGBTI people; (ii) domestic violence perpetrated against LGBTI people; and (iii) training of the educational sector to intervene with LGBTI people. The results show that Portuguese education professionals are not trained to recognize and intervene with LGBTI people and, in particular, with those who are victims of domestic violence, since they are unaware of the existence of protocols and/or guidelines for detecting and preventing risk situations among students. Furthermore, the curricular plan fails in the coverage of domestic violence and LGBTI-related topics, although the National Strategy for Citizenship Education has been implemented in Portugal since 2017. Findings suggest the need to invest in education professionals’ training. | - |
Descrição: dc.description | The authors declare that this study is part of a greater research project entitled ÍRIS which was co-funded by Programa Operational para a Inclusão Social e Emprego [Operational Program for Social Inclusion and Employment] (POISE), with the following funding number: POISE-03-4436-FSE-000943. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Int. J. Environ. Res. Public Health | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/1660-4601/20/13/6196 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | LGBTI | - |
Palavras-chave: dc.subject | Domestic violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discrimination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational sector | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Qualitative research | - |
Título: dc.title | Domestic violence against LGBTI people: perspectives of Portuguese education professionals | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: