Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seara, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Marques, Lília da Graça Maurício | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:43:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:43:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14143 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14143 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação, fruto de um interesse nascido durante o estudo na Unidade Curricular “Tipologias Textuais e Práticas de Escrita”, tem como objetivo explorar a dinâmica das micronarrativas pós-modernas em contexto digital. Cientes de que o mundo virtual é uma parte integrante da vida do ser pós-moderno, pretendemos explorar as características mais marcantes destes fragmentos neste contexto específico. Para tal, recorreremos às teorias de Dominique Maingueneau (2014) e Patrick Charaudeau (2008), ambos professores, investigadores e estudiosos da Análise do Discurso Francesa. Servir-nos-emos também de estudos efetuados por alguns investigadores acerca das micronarrativas, nomeadamente, David Lagmanovich (2006), Lauro Zavala (2004, 2006, 2011, 2014), Violeta Rojo (1996, 2009, 2015), David Núñez Núñez (2020), entre outros. Pretendemos, ao longo da nossa pesquisa, explorar as peculiaridades das narrativas fragmentárias, constatando a problemática que as envolve desde a sua definição à sua catalogação, passando pelo comparativismo com outros géneros textuais, discursivos e literários. | - |
Descrição: dc.description | The present dissertation, result of an interest born during the study in the Curricular Unit “Textual Typologies and Writing Practices”, aims to explore the dynamics of postmodern micro-narratives in a digital context. Aware that the virtual world is an integral part of the life of the post-modern being, we intend to explore the most striking features of this fragments in this specific context. To this end, we will resort to the theories of Dominique Maingueneau (2014) and Patrick Charaudeau (2008), both teachers, researchers and scholars of French Discourse Analysis. We will also use studies carried out by some researchers on micronarratives, namely David Lagmanovich (2006), Lauro Zavala (2004, 2006, 2011, 2014), Violeta Rojo (1996, 2009, 2015), David Núñez Núñez (2020), among others. We intend, throughout our research, to explore the peculiarities of fragmentary narratives, noting the problems that surround them from their definition to their cataloging, passing through the comparativism with other textual, discursive and literary genres. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fragmentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Micronarrativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pós-modernidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtualidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fragmentation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Micronarrative | - |
Palavras-chave: dc.subject | Postmodernity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtuality | - |
Título: dc.title | A estética do fragmento: a dinâmica da micronarrativa pós-moderna em contexto digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: