Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Allan Gabbay do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14110 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14110 | - |
Descrição: dc.description | A biblioteca escolar constitui um espaço pedagógico que tem vindo a assumir uma importância crescente no trabalho que a escola desenvolve, no contexto português. Em especial na área da leitura e do desenvolvimento de competências de literacia da informação e mediática, o papel da biblioteca nas escolas é relevante e vários estudos nacionais e internacionais têm comprovado esse facto. Mas como é que alguns dos mais diretos intervenientes no trabalho das bibliotecas percepcionam a sua influência nas aprendizagens? Neste trabalho analisou-se as percepções de alunos e professores em relação ao papel da Biblioteca Escolar nas aprendizagens, em particular na área da leitura. Os dados analisados foram recolhidos no âmbito da aplicação do modelo de avaliação da biblioteca, pela Rede de Bibliotecas Escolares, em ciclos e anos distintos: 2015, 2017 e 2019. Foram examinadas e confrontadas, através de uma estatística descritiva, as respostas dadas por alunos e por professores de escolas do distrito de Setúbal. Em relação aos alunos, verificou-se que são os do 1.º ciclo que revelam uma perspetiva mais positiva sobre o papel da biblioteca escolar nas suas aprendizagens, em especial na área da leitura. No parâmetro relacionado com a leitura, os professores de outros níveis de ensino têm uma perspectiva mais positiva que a dos alunos. Ao observar o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento das competências para os média percebe-se o mesmo resultado. Concluiu-se também que ao longo dos 3 ciclos de avaliação analisados não se verificaram alterações significativas na forma como alunos e professores avaliam o contributo da biblioteca escolar para o sucesso das aprendizagens. | - |
Descrição: dc.description | The school library constitutes a pedagogical space that has been assuming a growing importance in the work that the school develops, in the Portuguese context. Especially in the area of reading and the development of information and media literacy skills, the role of the library in schools is relevant and several national and international studies have proven this fact. But how some of the key players understand the influence of the school libraries in the learning process? In this dissertation, we analyze the perception of students and teachers in relation to the role of libraries in learning, with a special focus on reading. The analyzed data were collected in the scope of the application of the library evaluation model, by the School Libraries Network, in different cycles and years: 2015, 2017 and 2019. The answers given by students and teachers from Setubal district were examined and confronted using descriptive statistics. Among the students we found that in the first cycle (6 to 9 years old) there is a more positive perspective on the role of school library in their learning, especially in the area of reading. Regarding the reading experience in the second cycle, third cycle and high school, the teachers declared a more positive perspective than the students. The result was the same in the question about the role of the school libraries in the development of media literacy. It was also concluded that over the 3 assessment cycles analysed there were no significant changes in the way students and teachers assess the contribution of the school library to successful learning. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo de avaliação das bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Setúbal | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library evaluation model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students learning | - |
Título: dc.title | As bibliotecas escolares na região de Setúbal: percepções de alunos e professores sobre o seu papel na aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: