Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Seara, Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Simone Souza Cunha da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14109 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14109 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objeto de estudo a dialogicidade dos atos ilocucionários na construção argumentativa de gêneros acadêmicos, especificamente dissertações de mestrado produzidas no Brasil e em Portugal. Para isso, foram selecionadas dissertações de repositórios científicos desses países, cujas “Introduções” e “Conclusões” serviram de corpora para a análise pretendida. Sob uma abordagem qualitativa, com viés etnográfico e intercultural, através de pesquisa bibliográfica e documental, este estudo enquadra-se nos pressupostos teóricos da Pragmática Linguística, da Linguística Textual, da Análise do Discurso e da Teoria da Argumentação no Discurso. Assim fundamenta-se nas pesquisas defendidas por Austin (1990 [1962]) e Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), também Rajagopalan (1990, 1996, 2010) sobre os atos de linguagem; nos contributos de Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993, 1997 [1979]), Bres e Nowakowska (2006), eVolóchinov (2018 [1929]), quanto a dialogismo; nas pesquisas de Swales (1990) sobre comunidade discursiva; e nos estudos de Amossy (2007, 2008, 2011, 2016, 2018[2000],2022), Hyland (2005, 2008, 2012), Koch e Elias (2016), Rabatel (2004a, 2004b, 2014), e Silva e Santos (2020), a respeito da argumentação no discurso acadêmico. Consoante os corpora, depreendemos que os atos de linguagem revelam as dimensões dialógicas conforme o valor argumentativo pretendido para defender o ponto de vista (PDV) do locutor, considerando ainda a sua responsabilidade e postura enunciativas perante o interlocutor. Ademais, afirmamos que tais produções acadêmicas são um reflexo do panorama sociocultural e histórico dos seus autores, os quais ainda acrescentam seu conhecimento de mundo àquilo que escrevem. | - |
Descrição: dc.description | This paper aims to study the dialogicity of illocutionary acts in the argumentative construction of academic genres, specifically master's dissertations produced in Brazil and Portugal. To this end, dissertations were selected from scientific repositories of the secountries, whose "Introductions" and "Conclusions" served as corpora for the intended analysis. Under a qualitative approach, with ethnographic and intercultural bias, through bibliographic and documental research, this study is framed by the theoretical assumptionsof Linguistic Pragmatics, Textual Linguistics, Discourse Analysis and Argumentation Theory of Discourse. Thus it is grounded in the research advocated by Austin (1990 [1962]) and Searle (2000, 2005 [1979], 2011 [1969]), also Rajagopalan (1990, 1996, 2010) on language acts; in the contributions of Authier-Revuz (1990, 1999, 2004), Bakhtin (1993,1997 [1979]), Bres and Nowakowska (2006), and Volóchinov (2018 [1929]), regarding dialogism; in Swales' (1990) research on discourse community; and in Amossy's (2007,2008, 2011, 2016, 2018 [2000], 2022), Hyland's (2005, 2008, 2012), KochandElias' (2016), Rabatel's (2004a, 2004b, 2014), and Silva and Santos' (2020) studies, regarding argumentation in academic discourse. According to the corpora, we deduce that the language acts reveal the dialogical dimensions according to the argumentative valueintended to defend the speaker's point of view (POS), also considering his enunciative responsibility and posture before the interlocutor. Furthermore, we affirmthat such academic productions are a reflection of the sociocultural and historical backgroundoftheir authors, who also add their world knowledge to what they write. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atos ilocucionários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discurso académico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Illocutionary acts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dialogism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Academic discourse | - |
Palavras-chave: dc.subject | Argumentation | - |
Título: dc.title | A dimensão dialógica dos atos ilocucionários na tessitura argumentativa dos gêneros acadêmicos: uma análise pragmático-discursiva de dissertações | - |
Título: dc.title | The dialogical dimension of illocucionary acts in the argumentativetessiture of academic genres: a pragmatic-discursive analysisofdissertations | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: