Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pinto, João | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Teresa Margarida Loureiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:21:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:21:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14107 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14107 | - |
Descrição: dc.description | Apresentação efetuada no dia 27 de maio de 2023 no MeetUP23 – 2.º Encontro de Investigadores do LE@D “Inovação e Ciência”. Laboratório de Educação a Distância e E-Learning. Universidade Aberta. Lisboa. | - |
Descrição: dc.description | O projeto “Reviver na Rede” emergiu do trabalho desenvolvido pelo primeiro autor, com orientação da coautora, no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning da Universidade Aberta, no contexto de uma pesquisa integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Descrição: dc.description | Esta comunicação visa apresentar o percurso pós-dissertação do REviver na Rede, refletindo sobre a continuidade de um trabalho académico, desenvolvido no âmbito do mestrado em Pedagogia do eLearning. O projeto procurou encontrar respostas a problemas sentidos por populações em situação de desemprego e suas necessidades de aprendizagem ao longo da vida. Para o quadro teórico, convocamos o paradigma da sociedade em rede e o seu impacto nos estilos de vida, em que as redes sociais surgem como espaços onde se promovem comportamentos e novas possibilidades de interação. A implementação do nosso projeto evidenciou que as redes sociais são ferramentas válidas para a Educação Aberta, permitindo estimular novas formas de aprendizagem e novos estilos de vida, online. Assim, demonstrou ser uma iniciativa relevante, permitindo criar vínculos de colaboração entre os participantes, nomeadamente em torno de aprendizagens informais. Na continuidade do projeto destacam-se o voluntariado e a investigação como eixos essenciais: o primeiro assume uma estratégia de trabalho e de empreendedorismo social, o segundo consubstancia-se numa dinâmica de intervenção e disseminação científica, no quadro do Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta. Desta forma, foi possível transpor os limites inerentes ao caráter académico do projeto, tornando-o viável na atualidade. | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | application/octet-stream | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto REviver na Rede | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem ao longo da vida | - |
Título: dc.title | Da academia para a sociedade: o caso de um projeto em pedagogia do elearning | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: