
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rocio, Vítor | - |
| Autor(es): dc.creator | Dava, Ednilson Agostinho Bambo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:10:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:10:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14105 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14105 | - |
| Descrição: dc.description | Com o avanço significativo das novas tecnologias de informação e comunicação, têm sido atualmente desenvolvidas novas ferramentas para a construção do conhecimento. Conceitos como m-learning agregam características na educação formal ou informal como a mobilidade, portabilidade, conectividade e ubiquidade, tornando-a uma importante tecnologia educacional para os estudantes. Neste contexto, o presente trabalho de investigação baseia-se na análise de aplicação móvel m-learning para os estudantes do Instituto Superior Dom Bosco, Moçambique, pode contribuir para processo de ensino e aprendizagem no Ensino Superior. Na persecução deste objetivo, foi aplicada a metodologia Design Science Research (DSR) para o desenvolvimento de uma aplicação denominada EduDombos e testada pelos estudantes para aferir a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem. Neste âmbito foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre m-learning, observações assistemáticas de aplicativos móveis de aprendizagem existentes em Moçambique e estudos empíricos qualquantitativos com os estudantes e docentes por amostras não probabilísticas. Ao analisar os resultados deste trabalho, verificou-se que os alunos mostraram interesse na utilização da aplicação devido à facilidade de acederem rapidamente a informações sobre serviços académicos. Os professores manifestaram satisfação porque a EduDombos permitiu uma maior participação dos estudantes, visto que há uma grande utilização de dispositivos móveis entre eles, em detrimento dos computadores. | - |
| Descrição: dc.description | With the significant advancement of the new information and communication technologies, new tools for the construction of knowledge are currently being developed. Concepts such as m-learning add characteristics to formal or informal education such as mobility, portability, connectivity and ubiquity, making it an important educational technology for students. In this context, this research work is based on the analysis of an m-learning mobile application for students at Instituto Superior Dom Bosco, Mozambique, that can contribute to the teaching and learning process in Higher Education. In pursuit of this objective, the Design Science Research (DSR) methodology was applied to develop an application called EduDombos and tested by students to assess its use in the teaching and learning process. To achieve this goal, bibliographic research on m-learning, unsystematic observations of existing mobile learning applications in Mozambique, and qualitative and quantitative empirical studies with students and teachers using nonprobabilistic samples were carried out. When analyzing the results, it was found that students showed interest in using the application due to the ease of quickly accessing information about academic services. Teachers were satisfied because this allowed for greater student participation, as there is a great use of mobile devices among them, harming computers. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aplicações móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mlearning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Dispositivos móveis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile application | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile-learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mobile devices | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching and learning process | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
| Título: dc.title | EduDombos: uma ferramenta mobile-learning para processo de ensino e aprendizagem para os estudantes do ensino superior | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: