E-recursos e formação contínua em ensino experimental das ciências : um estudo de caso

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Alda-
Autor(es): dc.creatorArroteia, Mariana Isabel Paulino-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:54:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:54:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-18-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1409-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1409-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho constitui um estudo de caso relacionado com a implementação do PFCEEC - “Programa de Formação Contínua em Ensino Experimental das Ciências”, destinado a Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, em escolas do distrito de Viseu, no ano lectivo de 2007/2008. Insere-se na temática “E-recursos e Aprendizagens: o que se aprende? Como se aprende?”, sugerida no Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia. Assim, propus-me explorar os e-recursos de um programa de formação promovido pelo Ministério da Educação, aproveitando, a minha experiência como formadora, no terreno. Desenvolvi um percurso investigativo, baseado num “estudo de caso”, assente em consultas bibliográficas e na recolha e tratamento de informação junto dos Professores-Formandos com quem trabalhei ao longo do ano lectivo (os quais constituíram a amostra do estudo). Esta minha investigação permitiu-me verificar que a frequência deste programa de formação contínua de professores contribui, não só para o aumento da sua “literacia” científica, mas também para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem (onde a utilização da Internet constitui um factor importante da comunicação pedagógica e da qualidade do ensino). Em simultâneo, o PFCEEC reforça um percurso de formação ao longo da vida e incentiva a participação dos professores e dos alunos em “redes globais” de difusão do conhecimento. Os resultados obtidos deixam, em aberto, outras questões relacionadas com os benefícios da utilização dos e-recursos, seja na formação inicial, profissional e ao longo da vida, relativamente à classe docente e a outros grupos populacionais.-
Descrição: dc.descriptionSummary This work is a study of a case related with the implementation of PFCEC – «Programme of a Continuous Training in Experimental Science Teaching», whose target are the first cycle teachers of the basic compulsory education- Primary Education- at schools belonging to the district of Viseu, during the school year 2007/2008. This study is included in the subject matter “Resources and Learning: what do you learn? how do you learn?”, as it was suggested in the Master Degree about Multimedia Educational Communication. I decided to explore the e-resources of a Training Programme promoted by the Ministry of Education and using my own experience as a trainer in this subject. To write this dissertation I tried to get the answers concerning the context of the use of the e-resources related with the PFCEEC, done by the teachers enrolled in this Training Programme. I also tried to verify if the use of e-resources favour the knowledge acquisition, or on the other hand are these e-resources only the source of motivation and diversity, playing no important role in the learning process. The answers to these questions required a deep research, based on a «case-study», bibliographic references, collecting and information process, obtained from the teachers whom I worked with along the school year and that constitute the study sample. This investigation made me aware that the frequency of this Teachers Training Programme, is important not only for the increasing of their Scientific “Literacy”, but also for the improvement of the teaching/learning process, (when the use of the Net is an important factor of the educational communication and teaching quality). At the same time, the PFCEEC reinforces a training process along life and motivates the teachers and pupils participation in “Global nets” of knowledge dissemination. The obtained results make way for other questions related with the benefits of e-resources, both in the initial training and professional training along the life. And this is true not only where the teachers are concerned, but also for other different groups.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino das ciências-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos experimentais-
Palavras-chave: dc.subjectFormação contínua-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectElearning-
Palavras-chave: dc.subjectInternet-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos educacionais-
Palavras-chave: dc.subjectMultimédia-
Palavras-chave: dc.subjectPáginas Web-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectResearch-
Palavras-chave: dc.subjectPFCEEC-
Palavras-chave: dc.subjectCommunication-
Palavras-chave: dc.subjectE-resources-
Palavras-chave: dc.subjectKnowledge-
Título: dc.titleE-recursos e formação contínua em ensino experimental das ciências : um estudo de caso-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.