
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Mendes, Maria Manuela | - |
| Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
| Autor(es): dc.creator | Mourão, Susana | - |
| Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Sara | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:49:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:49:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14092 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14092 | - |
| Descrição: dc.description | Increasing numbers of Cigano people in Portuguese schools show that this is the most educated generation to date. However, according to recent data only 2.6% are enrolled in secondary education. Using an intersectional approach examining gender, ethnicity, and family socioeconomic status to explore the youngsters’ academic trajectories, and focusing on tensions of the interplay between structural constraints and individual agency, enables us to explore identity reconfiguration processes (‘in- between’). The data, based on 32 semi-structured interviews, point to three main dimensions regarding the youngsters’ aspirations for social mobility: the school relevance to achieve jobs differing from traditional activities; school perceived as a means to develop important transversal skills, useful in broader citizenship contexts; school as a privileged space for inter-ethnic socialisation, with impact on the youngsters’ school and professional future. Participant heterogeneity explains variations in their aspirations for upward mobility, as well as differentiations in the construction processes of in-between identities. | - |
| Descrição: dc.description | This project is funded by the Foundation for Science and Technology, [PTDC/CED-EDG/30175/ 2017]. | - |
| Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Routledge. Taylor & Francis Group | - |
| Relação: dc.relation | https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/03057925.2023.2170170 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciganos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Secondary education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | School trajectories | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Intergenerational mobility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational inequalities | - |
| Título: dc.title | In-between identities and hope in the future: experiences and trajectories of cigano secondary students (SI) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: