Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Mourão, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Pinheiro, Sara | - |
Autor(es): dc.creator | Mendes, Maria Manuela | - |
Autor(es): dc.creator | Caetano, Pedro | - |
Autor(es): dc.creator | Magano, Olga | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14091 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/ 10.3390/socsci12020086 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14091 | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic forced the Portuguese government to declare various lockdowns between 2020 and 2022. The first State of Emergency was enforced in March 2020, in which face-to-face classroom teaching was repeatedly interrupted. At that time, families were expected to provide the necessary supplies for digital learning, with some support from the government, municipalities, civil society, and local institutions. Nevertheless, many families already lived under precarious conditions before the pandemic, and so the lockdown measures increased their vulnerability, with a probable impact on student school attendance and conditions enabling academic success. Since Ciganos/Roma are part of this vulnerable population, we intend to explore how the COVID-19 pandemic impacts the school pathways of these students, namely in secondary education, where they represent a minority group. The data are derived from a variety of qualitative sources collected during research carried out in the two Metropolitan Areas in Portugal. The COVID-19 pandemic affected the youngsters’ access to classes and their motivation to attend school, and opens the discussion about how because of the government’s universal measures, by failing to consider social diversity, in particular Ciganos/Roma Ciganos/Roma families, this pandemic crisis may disproportionally affect the education of their children and youth. The findings highlight, firstly, that these impacts continue to be rendered invisible and naturalized in the public sphere and, secondly, that the measures and legislation underlying the pandemic effects continue not to include Ciganos in policymaking processes. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | MDPI | - |
Relação: dc.relation | https://www.mdpi.com/2076-0760/12/2/86 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciganos/Roma | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | School pathways | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital divide | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Título: dc.title | How did the COVID-19 Pandemic and digital divide impact ciganos/roma school pathways? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: