
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Salomão, Ricardo | - |
| Autor(es): dc.creator | Pina, Neusa Mariza Pires Lopes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:15:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:15:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-24 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14088 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14088 | - |
| Descrição: dc.description | Esta dissertação aborda a questão do ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde e apresenta os desafios dos professores cabo-verdianos no processo de ensino e ao mesmo tempo analisa o contributo da televisão durante o contexto da pandemia, mais concretamente a pandemia do covid19, tendo em conta a redução das horas letivas. Este trabalho foca essencialmente em relatos e depoimentos de professores da Língua Portuguesa, de diferentes níveis de ensino e em contextos diferentes e visa fazer uma profunda reflexão de como tem sido o processo de ensino no contexto bilingue cabo-verdiano, sendo a Língua Portuguesa a língua oficial e de ensino e, o crioulo a língua materna dos cabo-verdianos. | - |
| Descrição: dc.description | This dissertation addresses the issue of teaching Portuguese in Cape Verde and presents the challenges of Cape-Verdean teachers in the teaching process and at the same time analyzes the contribution of television in a pandemic situation, more specifically the covid19 pandemic, taking into account the reduction of school hours. This work focuses essentially on reports and testimonies from Portuguese Language teachers, from different levels of education and in different contexts, and aims to make an in-depth look at how the teaching process has been in the Cape Verdean bilingual context, with Portuguese being the official and teaching and Creole the mother tongue of Cape-Verdeans. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua materna | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Segunda língua | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodologias de ensino/aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino da língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensinar no contexto epidemiológico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cabo Verde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mother tongue | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Second language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching/learning methodologies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Challenges of PL teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teaching in the epidemiological context | - |
| Título: dc.title | O ensino da língua portuguesa em Cabo Verde: os desafios e o contributo da televisão no contexto epidemiológico do covid-19 | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: