O ensino da língua portuguesa em Cabo Verde: os desafios e o contributo da televisão no contexto epidemiológico do covid-19

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSalomão, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorPina, Neusa Mariza Pires Lopes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:15:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:15:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-24-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14088-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14088-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação aborda a questão do ensino da Língua Portuguesa em Cabo Verde e apresenta os desafios dos professores cabo-verdianos no processo de ensino e ao mesmo tempo analisa o contributo da televisão durante o contexto da pandemia, mais concretamente a pandemia do covid19, tendo em conta a redução das horas letivas. Este trabalho foca essencialmente em relatos e depoimentos de professores da Língua Portuguesa, de diferentes níveis de ensino e em contextos diferentes e visa fazer uma profunda reflexão de como tem sido o processo de ensino no contexto bilingue cabo-verdiano, sendo a Língua Portuguesa a língua oficial e de ensino e, o crioulo a língua materna dos cabo-verdianos.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation addresses the issue of teaching Portuguese in Cape Verde and presents the challenges of Cape-Verdean teachers in the teaching process and at the same time analyzes the contribution of television in a pandemic situation, more specifically the covid19 pandemic, taking into account the reduction of school hours. This work focuses essentially on reports and testimonies from Portuguese Language teachers, from different levels of education and in different contexts, and aims to make an in-depth look at how the teaching process has been in the Cape Verdean bilingual context, with Portuguese being the official and teaching and Creole the mother tongue of Cape-Verdeans.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua materna-
Palavras-chave: dc.subjectSegunda língua-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologias de ensino/aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da língua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsinar no contexto epidemiológico-
Palavras-chave: dc.subjectCOVID-19-
Palavras-chave: dc.subjectCabo Verde-
Palavras-chave: dc.subjectMother tongue-
Palavras-chave: dc.subjectSecond language-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching/learning methodologies-
Palavras-chave: dc.subjectChallenges of PL teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching in the epidemiological context-
Título: dc.titleO ensino da língua portuguesa em Cabo Verde: os desafios e o contributo da televisão no contexto epidemiológico do covid-19-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.