Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Lopes, António | - |
Autor(es): dc.creator | Reis, Leonilde | - |
Autor(es): dc.creator | São Mamede, Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Arnaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:53:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:53:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14083 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14083 | - |
Descrição: dc.description | Currently, due to the value and diversity of data that organizations use and produce in their activity, it is extremely important to protect this asset. Security flaws can arise due to several factors and whenever it is difficult to gain access to the desired information, because of technological barriers. In this case, attacks are redirected to the exploitation of human beings vulnerabilities, through various techniques. The objective of this work focuses on literature review, studying the underlying theme of Social Engineering, as it uses human trust, convincing someone of something fake, using various interactions and different vectors to gain access to private information. The research work will be supported by Design Science Research, due to the possibility of construction, evaluation, and subsequent validation of the artifact. The contribute of a framework proposal for preventing social engineering attacks in organizations and provide the best recommendations, guiding, and supporting the stakeholders in the selection and definition of controls that guarantee the security of organizational information and avoid possible attacks by Social Engineering. It is expected that the practical ef-fects of the future work will result in a reduction in the number of attacks using Social Engineering, greater individual and collective preparation to deal with this problem and, over time, the incentive to continued expansion of the adoption of these artifacts at the organizational level. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information security | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information systems | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information and communication technologies | - |
Título: dc.title | Information security threat assessment using social engineering in the organizational context: literature review | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: