Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Glória | - |
Autor(es): dc.creator | Menezes, Sílvia Raquel Prieto e | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2026-06-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14060 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14060 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como problemática base a análise da aplicação de cenários de aprendizagem com recurso à utilização de objetos tangíveis programáveis com o intuito de trabalhar o currículo, no contexto da biblioteca escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, tentando perceber a sua influência nas aprendizagens dos alunos envolvidos. Para isso foram traçados como objetivos de investigação a análise do nível de impacto deste tipo de atividades na melhoria das aprendizagens e nos resultados escolares dos alunos, em conjunto com uma reflexão sobre o papel da Biblioteca Escolar no âmbito da formação interna de professores na criação e utilização destes cenários de aprendizagem. Foi realizada uma revisão da literatura sobre a temática e foi desenvolvido um estudo de caso baseado na prática com turmas do 1.º CEB. Foram utilizadas múltiplas fontes de informação para a recolha de dados: grelhas de observação, a aplicação de um questionário do tipo teste de verificação de conhecimentos pré e pós sessão, e a realização de entrevistas em profundidade aos professores envolvidos. Os resultados obtidos revelam que a criação de cenários de aprendizagem que envolvam a programação e a robótica, através da aplicação de metodologias ativas, como a gamificação, permitem uma exploração interdisciplinar da leitura e restantes conteúdos curriculares, onde o conhecimento se torna mais substancial e permanente para os alunos. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is based on the analysis of the application of learning scenarios using tangible programmable objects in order to work the curriculum in the context of the school library of the 1st cycle of basic education, trying to understand its influence on the learning of the students involved. To this end, the research objectives were set as the analysis of the level of impact of this type of activities in improving students' learning and school results in conjunction with a reflection on the role of the School Library in the context of internal teacher training in the creation and use of these learning scenarios. A literature review on the topic was carried out and a practice-based case study was developed with 1st cycle classes. Multiple sources of information were used for data collection: observation grids, the application of a pre and post session knowledge check questionnaire, and in-depth interviews with the teachers involved. The results obtained show that the creation of learning scenarios involving programming and robotics, through the application of active methodologies such as gamification, allow for an interdisciplinary exploration of reading and other curricular contents, where knowledge becomes more substantial and permanent for students. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito deste Projeto está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecas escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maker spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cenários de aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
Palavras-chave: dc.subject | School libraries | - |
Palavras-chave: dc.subject | Maker spaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning scenarios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Robotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gambling | - |
Título: dc.title | A aplicação de cenários de aprendizagem com recurso a programação e a objetos tangíveis no contexto de uma biblioteca escolar do 1.º CEB | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: