Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Majadas Matesanz, María | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Autor(es): dc.creator | Nicolau, Paula Bacelar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14050 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14050 | - |
Descrição: dc.description | The current eco-social crisis includes global challenges such as climate change, environmental degradation and demographic shifts that call for a global response. The European Environment Agency claims that over the next decade, very different answers will be needed to the world’s challenges than the ones provided over the past 40 years to confront the foreseeable global changes. Higher Education Institutions have their own responsibility in training future professionals in cross-cutting key competences for sustainability, which are defined through different frameworks. Considering that current students will need to overcome global challenges, this research aims to identify the ways in which Higher Education Institutions are anticipating the introduction of key competences for sustainability into the curricula of their programs. Specifically, it aims to detect the perception of the heads of three departments and three faculties of two universities in Spain and Portugal about the presence of key competences for sustainability in the selected degrees. For this study, a qualitative research approach was employed. The methodology used involved the application of interviews to departments and faculties heads. The results showed there is a growing interest in sustainability at Higher Education Institutions, but key competences for sustainability were not yet sufficiently valued as competences needed for the students in the future, in particular those linked with the professional world. Further similar research could be conducted at other levels (master’s degree, doctorate). | - |
Descrição: dc.description | N/A | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Key competences for sustainability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cross-cutting competences | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education for sustainable development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance learning universities | - |
Título: dc.title | Anticipating future needs in key competences for sustainability in two distance learning universities of spain and Portugal | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: