Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Madalena | - |
Autor(es): dc.creator | Caeiro, Sandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:46:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:46:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14049 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14049 | - |
Descrição: dc.description | O presente estudo tem como objetivo perspetivar a relevância do repositório institucional para monitorizar o nível de implementação do Desenvolvimento Sustentável numa instituição de ensino superior e dando continuidade a trabalho realizado anteriormente. Apresenta-se um estudo e reflexão com base em revisão de literatura, sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. A Universidade Aberta de Portugal (UAb) avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção académica e científica dos seus autores um dos indicadores assinalados. Apresenta-se o trabalho desenvolvido de modo sistemático entre 2019 e 2021, relativo à identificação, monitorização e análise do reporte de ODS dos conteúdos do repositório institucional da UAb e reflete-se sobre a relevância desta abordagem para garantir, de forma sustentada, indicadores aplicáveis à monitorização da implementação do Desenvolvimento Sustentável na Instituição. Efetua-se uma análise, global e segmentada, da representatividade dos ODS no Repositório. Através da análise comparativa dos dados relativamente aos anos anteriores pretende-se aferir a existência de padrões entre as diferentes tipologias de conteúdos, a evolução da motivação dos autores para o cumprimento do objetivo e o alinhamento dos conteúdos do Repositório com as definições do Planeamento Estratégico da Instituição. | - |
Descrição: dc.description | The research perspectives the relevance of an institutional repository to monitoring the implementation of Sustainable Development in a higher education institution, folowing previous work. We presenta study and reflection based on a literature review about challenges and opportunities of the institutional repositories as information systems that allow the generation of indicators applicable to the management of organizations.The Open University of Portugal (UAb) systematically assesses the Institution's Sustainability performance with the analysis of the academic and scientific production of its authors being one of the indicators highlighted. We present the work made systematically between 2019 and 2021, concerning the identification, monitoring and analysis of the SDGs report of the contents of the institutional repository of UAb – Repositório Aberto, and a reflection about the relevance of this approach to ensure indicators applicable to the monitoring of the implementation of Sustainable Development in the Institution.A global and segmented analysis is carried out of the representativeness of the SDGs in the Repository.Through the comparative data analysis in to previous years, we pretend perceive the existence of patterns between the different types of contents, the evolution of the authors' motivation to fulfill the objective and the alignment of the Repository contents with the definitions of the Institution's Strategic Planning. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Unidade Editorial da Revista Científica da Universidade Eduardo Mondlane | - |
Relação: dc.relation | http://revistacientifica.uem.mz/revista/index.php/lcs/article/view/250 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Implementação da Sustentabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicadores e índices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Aberta | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustainability implementation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Indicators and indices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Scientific publications | - |
Título: dc.title | Monitorização da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do repositório institucional da Universidade Aberta | - |
Título: dc.title | Monitoring the implementation of rhe Sustainable Development Goals: the role of the UAb institutional repository | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: