Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Couto, Anabela Galhardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Joaquim, Teresa | - |
Autor(es): dc.creator | Prata, Maria de Jesus Cristina Joana de Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:19:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:19:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14046 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14046 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação pretende dar a conhecer uma escritora não traduzida nem publicada entre nós, Alice Sheldon/ James Tiptree Jr., através da leitura do conto “The Women Men Don’t See”, de uma posição de leitura feminista. Inicia-se com uma contextualização do aparecimento da crítica literária feminista, nos anos setenta, seguida por uma breve definição e perspetiva histórica da ficção científica, o género literário em que o conto se insere. Num terceiro momento, apresenta-se um pequeno apontamento sobre a vida e a obra da autora, Alice Sheldon, que publicou sob o pseudónimo masculino James Tiptree, Jr. A dissertação termina com a leitura do conto, que permite abordar temas importantes para a crítica literária e para o feminismo, como sejam os do género e da identidade, e os da (in)visibilidade das mulheres escritoras e das mulheres em geral. Procurámos situar a escrita de James Tiptree, Jr. no seu tempo (anos sessenta e setenta do século XX) e no género literário da ficção científica, mas também procurámos mostrar a sua originalidade e a forma como algumas das suas posições antecipam ideias posteriormente avançadas por outras pensadoras, em relação ao espaço ocupado pelas mulheres. A utilização do pseudónimo masculino permite problematizar a questão da (eventual) diferença na escrita dos homens e das mulheres, e também questionar a nossa posição de leitores e a forma como os nossos preconceitos influenciam as nossas leituras. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation aims to present a writer, untranslated and unpublished in Portugal, Alice Sheldon/James Tiptree, Jr., through the reading of one of her short stories, “The Women Men Don’t See”, from a feminist reading position. It begins with a contextualization of the emergence of feminist literary criticism, in the seventies, followed by a short definition and historical perspective of the science fiction genre, to which the story belongs. Next comes a brief note on the life and work of the author, Alice Sheldon, who published under the male pseudonym James Tiptree, Jr. This dissertation ends with the reading of the story, that addresses important issues to literary criticism and to feminism, such as gender and identity, and the (in)visibility of women writers and women in general. We tried to position James Tiptree Jr.’s writing within her time (the sixties and seventies of the twentieth century) and within the science fiction genre, but we aimed to show her originality and the way some of her views anticipated the ideas of latter thinkers, concerning the space occupied by women. The use of the male pseudonym enables us to consider the question of the (eventual) difference between men and women’s writing and to take into account the ways our reading position and our preconceptions influence our readings. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alice Sheldon, 1915-1987 | - |
Palavras-chave: dc.subject | James Tiptree Jr., pseud. | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crítica literária | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura feminista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção científica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminist literary criticism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science fiction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity | - |
Título: dc.title | Alice no espaço: feminismo e ficção científica: uma leitura do conto “The Women Men Don’t See”, de James Tiptree Jr./Alice Sheldon | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: