Gestão colaborativa nas escolas: experiências sobre o papel das Redes Ibero Americanas na Educação para a Saúde

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBonfim, Natanael Reis-
Autor(es): dc.creatorHenriques, Susana-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Sílvia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Elisabete-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:19:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:19:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/14015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14015-
Descrição: dc.descriptionA educação para a saúde é complexa e, nas escolas envolve não apenas as equipas específicas, mas também a gestão, o clima organizacional e os currículos. Neste contexto, entendemos a gestão colaborativa como um modelo em que as lideranças escolares promovem o envolvimento da comunidade escolar, assentam em processos comunicacionais abertos, são recetivas à inovação. O trabalho em rede, potenciado pelas tecnologias digitais é um dos recursos destas práticas colaborativas na gestão das escolas que, ao mesmo tempo, as reforçam. Assim, a presente comunicação parte da assunção de que a gestão colaborativa assenta nas e sustenta as redes de experiências ibero americanas que aqui analisamos. Seguindo uma estratégia metodológica de natureza exploratória e qualitativa, analisamos numa perspetiva comparada as políticas públicas que enquadram a educação para a saúde nas escolas. E analisamos duas experiências realizadas em rede. Uma destas, numa escola municipal da rede Municipal de Ensino de Salvador da Bahia, Brasil, pela abordagem preventiva e pelo modelo da educação para a saúde que fundamenta o Programa de Promoção da Saúde na Escola, teve como objetivo elaborar o projeto de intervenção, envolvendo a gestão colaborativa de dirigentes, professores, representantes do conselho escolar e parcerias com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Organizações Não Governamentais (ONG) e Projetos Sociais, Posto Médico e Conselho Tutelar. A outra, dirigida às escolas dos 10 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, envolvendo ainda a Fundación EDEX e a Universidade Aberta. O objetivo foi o de capacitar quer os professores quer os técnicos municipais envolvidos no Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Os resultados permitem (re)pensar estratégias de educação para a saúde em contexto escolar, a partir de estratégias de gestão colaborativa e em redes de cooperação. Designadamente, permitem identificar os seguintes eixos principais: gestão colaborativa em rede; colaboração, envolvimento e participação da comunidade escolar; integração da educação para a saúde no currículo escolar; reforço da educação para a saúde numa perspetiva comunitária.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP | UE)-
Relação: dc.relationhttps://www.vcneps.uevora.pt/wp-content/uploads/2023/06/Livro-de-Resumos_-VCNEPS.pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção e educação para a saúde-
Palavras-chave: dc.subjectTeorias-
Palavras-chave: dc.subjectPráticas-
Palavras-chave: dc.subjectModelos-
Palavras-chave: dc.subjectContextos-
Palavras-chave: dc.subjectCompetências dos profissionais de educação para a saúde-
Palavras-chave: dc.subjectGestão colaborativa-
Título: dc.titleGestão colaborativa nas escolas: experiências sobre o papel das Redes Ibero Americanas na Educação para a Saúde-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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