Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Henriques, Susana | - |
Autor(es): dc.creator | Gaspar, Maria Ivone | - |
Autor(es): dc.creator | Massano, Maria Lúcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-22T11:52:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-22T11:52:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/14002 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.14195/1647-8614_52-1_2 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/14002 | - |
Descrição: dc.description | Nos atuais cenários digitais, destacamos as especificidades do ensino online em particular no ensino superior e respetivos docentes para procurarmos identificar e compreender necessidades de práticas supervisivas, capazes de promover a colaboração entre docentes visando o seu desenvolvimento profissional. O conceito de supervisão pedagógica tem sido utilizado sobretudo em contextos relacionados com a formação inicial de professores e com o desenvolvimento profissional de docentes do ensino não superior. Paralelamente, o desenvolvimento profissional dos docentes do ensino superior tem privilegiado critérios de desempenho científico menorizando os de natureza pedagógica. É, por isso, fundamental explorar o conceito de supervisão no contexto do ensino online no ensino superior. No presente artigo, tomamos como referência os conceitos de supervisão pedagógica e desenvolvimento profissional docente. A partir deles, realiza-se uma análise exploratória que visa a identificação e análise de práticas de supervisão em contextos online de ensino e aprendizagem, apontando-se subsídios sobre esta temática. | - |
Descrição: dc.description | Framed in current digital scenarios, this work highlights specific online education features, particularly in higher education and professors’ practice, so as to identify and understand the needs for supervising practices capable of promoting collaboration among teachers for their professional development. The concept of pedagogical supervision has mainly been used in contexts related to early-stage teacher training and to professional development (non-higher education teachers). At the same time, teachers’ profes‑ sional development in higher education has privileged criteria of scientific performance, rather than those of a pedagogical nature. It is, therefore, fundamental to explore the concept of supervision in the context of online education at higher education level. In this article, we assume a theoretical approach based on the concepts of pedagogical supervision and teachers’ professional development. From this approach, we develop an exploratory analysis aiming to identify and analyse supervision practices in online teaching and learning contexts, in order to point out innovative views on higher education supervision contexts. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
Relação: dc.relation | http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/issue/current | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supervisão pedagógica online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento profissional docente no ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cenários digitais de ensino e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Colaboração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online pedagogical supervision | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional development of higher education professors | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital scenarios for teaching and learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
Título: dc.title | Supervisão no ensino superior online: que práticas? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: