Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Duarte, Madalena | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:14:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13999 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13999 | - |
Descrição: dc.description | Este capítulo tem como principal propósito partilhar um conjunto de pensamentos, assentes especificamente, na área da sociologia, sobre alguns aspetos da organização social de uma época que aqui designamos de «Tempos de pandemia ». Com um tempo, pensado num sentido plural, este que se espera que seja de passagem, sem uma permanência longa, ainda que, no momento de escrita deste capítulo, seja uma realidade presente. Assim sendo, e pelo facto de estarmos a vivenciar a situação, iremos procurar, ao longo desta reflexão, ter sempre presente que todo o conhecimento científico é um processo de autoconhecimento (Santos, 1989). Neste contexto, procuramos desenvolver o exercício de um pensamento crítico, no sentido da sistematização da análise dos fenómenos emergentes. Ou seja, evidenciando um conjunto de inquietações, iremos procurar fazer surgir uma pigmentação mapeada do panorama geral, e em específico da realidade portuguesa, sobre este tempo de pandemia, cruzando com questões de desigualdades estruturais e com um recorte nas questões de género. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Edições Sílabo | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Género | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intervenção social | - |
Título: dc.title | Tempos de pandemia: é uma questão de género: pensar a intervenção social nas desigualdades estruturais em épocas de crise. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: