Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Cláudia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Patrícia Alexandra Polónio Soares | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13966 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13966 | - |
Descrição: dc.description | Considerando que não só a liderança de topo de uma organização, mas também as lideranças intermédias desempenham um papel de extrema importância no dia-a-dia, pretendeu-se com este estudo perceber em que medida é que o coordenador de departamento (CD) pode contribuir para a melhoria e o aumento do trabalho colaborativo por parte dos docentes de um departamento curricular (DC), bem como a utilização do digital na prática pedagógica destes, pretendendo-se ainda que sejam identificados alguns constrangimentos que não permitem que esta melhoria da prática seja atingida na sua plenitude. Para a consecução dos objetivos propostos, foi aplicada a entrevista semiestruturada a todos os CD e um questionário dirigido a todos os docentes do agrupamento de escolas. Da análise dos dados obtidos, foi possível concluir que, no agrupamento de escolas em estudo, o trabalho colaborativo é uma realidade, nomeadamente no formato de colegialidade artificial e de trabalho de grupo, tendo em conta as definições apresentadas por Fullan e Hargreaves (2001), tendo sido elencados os principais constrangimentos e fatores positivos no que ao trabalho colaborativo e à utilização do digital diz respeito. Foi também analisada a utilização da técnica BYOD (Bring Your Own Device), sendo possível aferir que, embora a maioria dos professores não tenha conhecimento sobre este conceito, a utiliza, tendo sido também destacados os principais fatores que influenciam esta utilização. Este estudo permitiu identificar uma grande convergência e sintonia nas respostas dadas pelos vários intervenientes, o que pode levar a acreditar que o trabalho colaborativo e a utilização do digital já fazem parte da cultura de escola, deste agrupamento de escolas específico. | - |
Descrição: dc.description | Considering that not only the top leadership of an organization, but also the middle leadership plays an extremely important role in day-to-day life, this study aimed to understand to what extent the departmental coordinator (DC) can contribute to the improvement and increase of collaborative work by the teachers of a curricular department (CD), as well as the use of digital technology in their teaching practice. To achieve the proposed objectives, a semi-structured interview was applied to all the DCs and a questionnaire addressed to all the teachers of the school cluster. From the analysis of the data obtained, it was possible to conclude that, in the school cluster under study, collaborative work is a reality, namely in the format of artificial collegiality and group work, taking into account the definitions presented by Fullan and Hargreaves (2001), having listed the main constraints and positive factors regarding collaborative work and the use of digital technology. The use of the BYOD (Bring Your Own Device) technique was also analyzed, and it was possible to assess that, although most teachers do not know about this concept, they use it, and the main factors that influence this use were also highlighted. This study identified a great convergence and harmony in the answers given by the various participants, which may lead to believe that collaborative work and the use of digital devices are already part of the school culture of this specific school cluster. | - |
Descrição: dc.description | A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | BYOD (Bring Your Own Device) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Liderança intermédia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Middle leadership | - |
Título: dc.title | A contribuição do coordenador de departamento para o trabalho colaborativo por parte dos docentes do seu departamento curricular | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: