O clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Amílcar-
Autor(es): dc.creatorSoares, Fernanda Inês M. P. da Rocha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T16:54:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T16:54:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2009-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2008-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/1394-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/1394-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares apresentada à Universidade Aberta-
Descrição: dc.descriptionO trabalho de investigação apresentado assenta na criação e organização de um Clube de Pais Leitores na Escola do Ensino Básico do Primeiro Ciclo – EB1 dos Castelos – Agrupamento Vertical de Maria Lamas, que tem como objectivo principal a promoção de hábitos de leitura nos alunos e o envolvimento na dinâmica das relações entre escola e família. Com esta intenção promoveu-se a cooperação entre escola-família-biblioteca escolar. Colocou-se o enfoque num trabalho comum e comunicacional que favorecesse a relação e a cooperação entre a tríade mencionada e promovesse a leitura como prazer. As principais linhas de força que nortearam este projecto vinculam-se às quatro principais acções destacadas no quadro teórico-conceptual desta pesquisa: a leitura como uma prioridade na educação; os conceitos de leitura e literacia; a leitura como condição para o exercício da cidadania; e a interacção entre escola-família-biblioteca escolar. O trabalho empírico desenvolveu-se em torno da figura do contador de histórias apoiado numa metodologia de análise qualitativa, de cariz etnográfico, associada a uma observação participante. Esta metodologia de acção-investigação, permitiu-nos mergulhar, envolver, viajar, reencontrar e reescrever esta narrativa vivida ao longo do ano lectivo de 2007/08 com um grupo de seis pais, em contexto escolar, na biblioteca da escola. Esta narrativa foi construída, analisada e interpretada, a partir de diários de bordo dos participantes no projecto, de grelhas de observação, imagens videográficas, fotográficas e fonográficas, de mapas mentais e de encontros, que descrevem e explicam a dimensão de que se revestiu esta nossa procura de sentido. Os resultados obtidos são indicadores do elevado grau de relevância e de participação atingidas, bem como do impacto transformador desta acção-investigação enquanto via promotora e facilitadora da comunicação e, portanto, da educação para a sensibilidade e, consequentemente, para a cidadania de todos os intervenientes. A Mandala “A Magia da Palavra”, que acompanha cada uma das dez actividades descritas, constituiu-se como ideia geradora e dela nasceu uma outra Mandala, a Mandala espiralante do Clube dos Pais Leitores, traduzindo valores e sentimentos comuns que emergem da interpretação do projecto.-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Palavras-chave: dc.subjectBibliotecas escolares-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas educativos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino básico-
Palavras-chave: dc.subject1º ciclo-
Palavras-chave: dc.subjectPais-
Palavras-chave: dc.subjectRelações pais-escola-
Palavras-chave: dc.subjectPromoção da leitura-
Palavras-chave: dc.subjectParents book club-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-Family-School-
Palavras-chave: dc.subjectLibrary-
Palavras-chave: dc.subjectStorytellers-
Palavras-chave: dc.subjectReading-
Título: dc.titleO clube de pais leitores do Agrupamento Vertical de Maria Lamas-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.