Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Pérez Martínez, Vanesa | - |
Autor(es): dc.creator | Sanz-Aranguez, Belen | - |
Autor(es): dc.creator | Ferrer, Rosario | - |
Autor(es): dc.creator | Bowes, Nicola | - |
Autor(es): dc.creator | Alba Pereira, Alba | - |
Autor(es): dc.creator | Guadaño Sánchez, Miriam | - |
Autor(es): dc.creator | Albaladejo-Blázquez, Natalia | - |
Autor(es): dc.creator | Rosati, Nicoletta | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Sofia | - |
Autor(es): dc.creator | Vieira, Cristina Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Jankowiak, Barbara | - |
Autor(es): dc.creator | Jaskulska, Sylwia | - |
Autor(es): dc.creator | Waszyńska, Katarzyna | - |
Autor(es): dc.creator | Cuadrado Vives, Maria Carmen | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:12:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:12:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13893 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://doi.org/10.1186/s12889-022-12770-4 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13893 | - |
Descrição: dc.description | Background: Machismo and acceptance of violence (AV) against women are part of the social construction of hegemonic masculinity and are related to the risk of dating violence. This study aims to analyze the efectiveness of the Lights4Violence program in reducing machismo and AV in secondary school students from diferent European cities. Methods: Quasi-experimental longitudinal study using a convenience sample of 1,146 high school students from diferent European cities (12–17 years old) including 575 intervention group students (59.1% girls) and 571 control group students (62.7% girls). We performed linear regression models to identify the efect of the intervention, model‑ling the diference in means in machismo and AV (dependent variables) between wave-2 and wave-1. Results: An interaction was identifed between the group variable and the empathy variable. In wave-2, girls with high empathy at baseline in the intervention group obtained lower mean AV scores (β: -0.131; p=0.004). However, the boys in the intervention group (reference: control group) with low empathy at baseline registered a signifcant increase in the mean values of machismo (β: 0.247; p<0.001). Conclusion: The importance of empathy is shown in the efectiveness of interventions to reduce machismo and AV in adolescents. While the Lights4Violence program focuses on promoting healthy relationships, there were some controversial results. It is possible that some children, especially those with less empathy, may have felt “challenged” during the intervention and/or assessment. This suggests the need for the development of interventions that also consider psychological processes and integrate the promotion of positive expressions of masculinity. Keywords: Machismo, Acceptance of violence, Empathy, Adolescents, Intervention, Intimate partner violence. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | BMC Public Health | - |
Relação: dc.relation | https://bmcpublichealth.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12889-022-12770-4 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violence against women | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemonic masculinity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Risk of dating violence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescents | - |
Palavras-chave: dc.subject | Promoting healthy relationships | - |
Título: dc.title | Evaluation of the lights4violence program: reduction in machismo and acceptance of violence among adolescents in Europe | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: