Evitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorOliveira, Susana M.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-22T11:54:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-22T11:54:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-22-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13803-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13803-
Descrição: dc.descriptionSessão no âmbito do ciclo de encontros online dos estudantes da UAb|CLA Norte-
Descrição: dc.descriptionA Universidade Aberta possui, há vários anos, instrumentos antiplágio como forma de desincentivar uma prática infelizmente comum e disseminada no círculo académico. A nível legal, o plágio, ou a apropriação da autoria do trabalho intelectual de outrem, constitui-se como crime, punível por lei. A nível institucional, a prática de plágio fragiliza o vínculo de confiança Professor—Estudante, além de impedir o progresso e a consolidação das competências de exposição, argumentação e pensamento crítico. Contudo, a prática de plágio resulta, por vezes, inintencional. Ou seja, por falta de conhecimento sobre como abordar as fontes consultadas no trabalho a avaliar pelos Professores, o Estudante pode incorrer de modo involuntário em alguma forma de plágio. Assim, para evitar qualquer situação de plágio que penalize a classificação de trabalhos, fragilize o elo de confiança com os Professores e comprometa a aquisição e a consolidação de competências académicas, importa respeitar um critério rigoroso de apresentação das fontes consultadas. Existem vários critérios que podem ser seguidos na citação e referenciação de fontes, cujas normas se encontram disponíveis online. Esta sessão incidirá sobre os critérios MLA [Modern Language Association] não só por razões de rigor e de clareza de exposição, mas também por serem aqueles usualmente seguidos na área das Humanidades. Com este recurso, pretende-se que os estudantes se sintam familiarizados em relação aos critérios MLA e esclarecidos sobre as competências associadas à citação e referenciação de fontes, reforçando o desenvolvimento da motivação intrínseca, no contexto de uma aprendizagem moralmente responsável, ética e construtiva.-
Descrição: dc.descriptionN/A-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPlágio-
Palavras-chave: dc.subjectMLA-
Palavras-chave: dc.subjectGuias de estilo-
Palavras-chave: dc.subjectCitações-
Palavras-chave: dc.subjectReferências bibliográficas-
Título: dc.titleEvitando o plágio: uso de fontes e referenciação bibliográfica segundo as normas MLA (9th Edition)-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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