Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Costa, Maria da | - |
Autor(es): dc.creator | Guerra, Lícia Flávia Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Seabra, Filipa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:25:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:25:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13758 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13758 | - |
Descrição: dc.description | Apresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo. | - |
Descrição: dc.description | This article presents teachers’ and students’ perceptions about the pedagogical practices developed in a technical education program, aiming at finding convergences among these perspectives toward developing a critical, creative, and autonomous subject, which we associate with the concept of transformative pedagogical practices. The study presented is qualitative and descriptive, and its’ results indicate that most teachers feel the need for continuous education to improve their pedagogical practices. On the other hand, students seem to value diversified pedagogical resources more than teaching strategies requiring their autonomy in the face of the learning process. We infer that students prefer traditional classes requiring less cognitive effort. | - |
Descrição: dc.description | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas | - |
Relação: dc.relation | https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15023 | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica transformadora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento crítico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação emancipatória | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação profissional e tecnológica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transformative pedagogical practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | Critical thinking | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipatory education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional and technological education | - |
Título: dc.title | Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico | - |
Título: dc.title | Concept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical education | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: