Conceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCosta, Maria da-
Autor(es): dc.creatorGuerra, Lícia Flávia Santos-
Autor(es): dc.creatorSeabra, Filipa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:25:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:25:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13758-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13758-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se neste manuscrito percepções docentes e discentes sobre práticas pedagógicas desenvolvidas numcursotécnico, visando a convergência destas percepções para a formação do pensamento crítico, do sujeito autônomoe criativo, que associamos ao conceito de práticas pedagógicas transformadoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva cujosresultados indicaram que a maioria dos professores sente necessidade de formação continuada para aprimoramento de suas práticaspedagógicas. Na subjetividade dos discentes, observou-se que eles valorizavam mais recursos didáticosdiversificados que estratégias de ensino pautadas pelo requerimento dopapel autônomo no processo de aprendizagem. Infere-se que os alunos apreciam aulas tradicionais que exigem pouco esforço cognitivo.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents teachers’ and students’ perceptions about the pedagogical practices developed in a technical education program, aiming at finding convergences among these perspectives toward developing a critical, creative, and autonomous subject, which we associate with the concept of transformative pedagogical practices. The study presented is qualitative and descriptive, and its’ results indicate that most teachers feel the need for continuous education to improve their pedagogical practices. On the other hand, students seem to value diversified pedagogical resources more than teaching strategies requiring their autonomy in the face of the learning process. We infer that students prefer traditional classes requiring less cognitive effort.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Educação da Universidade Federal de Alagoas-
Relação: dc.relationhttps://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15023-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectPrática pedagógica transformadora-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento crítico-
Palavras-chave: dc.subjectEducação emancipatória-
Palavras-chave: dc.subjectEducação profissional e tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectTransformative pedagogical practice-
Palavras-chave: dc.subjectCritical thinking-
Palavras-chave: dc.subjectEmancipatory education-
Palavras-chave: dc.subjectProfessional and technological education-
Título: dc.titleConceito de práticas pedagógicas transformadoras: perspetivas de discentes e docentes do ensino técnico-
Título: dc.titleConcept of transformative pedagogical practices: perspectives of students and teachers in technical education-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.