Drummond e o Neorrealismo Português: confluências de uma literatura engajada

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBortoloti, Marco Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13746-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53943/ELCV.0121-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13746-
Descrição: dc.descriptionEntre as décadas de 1930 e 1940, o poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) produziu um tipo de literatura engajada, sob nítida influência de ideias socialistas, numa chave política que marcaria seus versos até o final da Segunda Guerra Mundial. Esta postura, não muito comum entre poetas brasileiros, parece refletir o clima ideológico da época, confluindo com a postura de muitos autores europeus ligados ao comunismo internacional. Neste artigo, exploramos os pontos de contato entre a produção de Drummond neste período, e a literatura engajada que surgiu na Espanha e em Portugal na mesma época, influenciada pela Guerra Civil Espanhola e pelo movimento neorrealista português. A convergência de temas, jargões e imagens nos convida a refletir sobre as consequências do conflito ideológico que a Europa vivia na época, e o alcance de sua influência nos países da América Latina.-
Descrição: dc.descriptionBetween the 1930s and 1940s, the Brazilian poet Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) produced a type of engaged literature, under the strong influence of socialist ideas, in a political key that would mark his verses until the end of the Second World War. This position, rare among Brazilian poets, seems to reflect the ideological climate of the time, converging with the position of many European authors linked to international communism. In this article we explore the points of contact between Drummond’s production in this period and the engaged literature that emerged in Spain and Portugal at the same time, influenced by the Spanish Civil War and the Portuguese neorealist movement. The convergence of themes, jargon and images invites us to reflect on the ideological conflict that Europe was experiencing at the time and the extent of its influence in the countries of Latin America.-
Descrição: dc.descriptionEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto UIDB/00077/2020.-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)-
Relação: dc.relationhttp://e-lcv.online/index.php/revista/article/view/141-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectCarlos Drummond de Andrade, 1902-1987-
Palavras-chave: dc.subjectGuerra Civil Espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectNeorrealismo português-
Palavras-chave: dc.subjectSegunda Guerra Mundial-
Palavras-chave: dc.subjectSpanish Civil War-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese neorealism-
Palavras-chave: dc.subjectSecond World War-
Título: dc.titleDrummond e o Neorrealismo Português: confluências de uma literatura engajada-
Título: dc.titleDrummond and Portuguese neorealism: confluences of an engaged literature-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

Não existem arquivos associados a este item.