Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Novo, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Alexandre, Sara de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:16:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:16:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13720 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13720 | - |
Descrição: dc.description | A biblioteca escolar do século XXI é um espaço multifacetado de aquisição de conhecimentos e ensino de literacias, que deve apoiar a formação do aluno ao longo do seu percurso educativo. No entanto, em Portugal, a atuação desta instituição está ainda aquém do seu potencial, sendo relegada para um papel secundário na escola. Partindo dos princípios orientadores da Rede de Bibliotecas Escolares e dos requisitos exigidos à biblioteca escolar moderna, procurámos uma possível solução para a importância relativa que a biblioteca tem na educação, e encontrámos as “Library lessons” americanas. Este estudo dedica-se, portanto, à análise da realidade das bibliotecas escolares portuguesas e americanas, do fenómeno das “Library lessons” e do impacto que a biblioteca poderá ter no desenvolvimento do aluno ao ser incluída diretamente no currículo, em vez de servir como mero auxiliar deste. | - |
Descrição: dc.description | In the 21st century, the school library is a multifaceted space designed to acquire knowledge and teach literacies, which should support student learning throughout their education. However, in Portugal, this institution has yet to reach its full potential, being relegated to a secondary role in the school. Based on the guiding principles of the Portuguese School Libraries Network (RBE) and the requirements of the modern school library, we looked for a possible solution to the lack of importance that the library has in education and found the American “Library lessons”. This study is dedicated to the analysis of the reality of Portuguese and American school libraries, the phenomenon of "Library lessons" and the impact that this space may have on student development by being included directly in the curriculum, instead of serving as its mere auxiliary. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Biblioteca escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Library lessons | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo comparado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portugal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos da América | - |
Palavras-chave: dc.subject | School library | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative study | - |
Palavras-chave: dc.subject | USA | - |
Título: dc.title | “Library lessons”: uma solução americana para um problema português? | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: