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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Dias, Isabel de Barros | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Elisabete Sofia Bastos Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:26:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://hdl.handle.net/10400.2/13719 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13719 | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação pretende investigar e analisar a pertinência do recurso aos Contos Tradicionais e Lendas, no ensino da Língua Portuguesa, tendo em consideração a eventual influência da tecnologia no ensino. Assim, o estudo incide na comparação de duas vertentes: ensino presencial e virtual. A questão que se coloca na base deste trabalho é a seguinte: uma vez que as novas tecnologias, são parte integrante da vida dos mais jovens, é essencial perceber se estas podem complementar e/ou se terão algum impacto no respetivo processo de aprendizagem. Para aprofundarmos esta questão, procurámos, numa primeira fase, perceber se os alunos estão familiarizados com o tipo de textos considerado no estudo, se estes os aliciam e de que forma interagem com a literatura tradicional. Seguidamente, e atendendo a que o público-alvo desta dissertação é formado por alunos do 2.º ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 10 e 11 anos, tentámos obter respostas para questões como as seguintes: - Se gostam de ler? - Hábitos, tipos de leitura e o tempo que despendem na mesma? - Se a leitura faz parte dos seus tempos livres? - Qual a sua familiaridade e apreço relativamente a contos e lendas? - Como se efetua a leitura: recorre-se mais a livros físicos ou virtuais? Graças às respostas a estas questões, foi possível perceber como os alunos encaram a leitura deste tipo de textos e de que forma os conhecem. Defende-se, finalmente, que, para além da escola e da família, também o recurso à internet pode ser um pilar complementar e imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, a que se pode e deve recorrer para auxiliar os alunos, principais intervenientes deste estudo. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation intends to investigate and analyse the use of Traditional Tales and Legends in teaching Portuguese Language, considering the possible influence of technology in teaching. The study focuses on comparing two aspects: face-to-face and virtual teaching. The question that underlies this work is the following: as new technologies are an important part of young people's lives it is essential to understand if they can complement and/or if they have any impact on their learning process. Thus, to deepen this issue, we sought, in the first phase, to understand whether students are familiar with the type of texts considered in the study, if they appeal to them, and how they interact with traditional literature. Next, and given that the target audience of this dissertation consists of students from the 2nd cycle of basic education, aged between 10 and 11 years old, we sought to obtain answers to questions such as the following: - Do they like to read? - Habits, types of reading, and the time they dedicate to it? - Is reading part of their free time? - How is reading based: physical or virtual books? Through the answers to these questions, we have managed to understand how students face reading this type of texts, and how they get acquainted with them. Finally, we argue that, in addition to the school and the family, the use of the internet as a resource can be a complementary and essential pillar in the teaching-learning process, that can and should be used to help students, the main actors in this study. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino presencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Face-to-face and virtual teaching | - |
Título: dc.title | Contos e lendas no ensino da língua portuguesa e as novas tecnologias: o ensino presencial / virtual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal) |
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