O desejo em várias claves: ‘’A morte de Isolda’’

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Autor(es): dc.creatorAlves, Maria Theresa Abelha-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T15:20:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T15:20:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://hdl.handle.net/10400.2/13657-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://doi.org/10.53943/ELCV.0119-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/10400.2/13657-
Descrição: dc.descriptionO poema A morte de Isolda combina a sonoridade e o poético e articula polifonicamente o mito genesíaco do conhecimento, o mito medieval do amor-paixão, o drama lírico de Wagner de modo a evidenciar oposições primárias: vida e morte, matéria e espírito, obediência e transgressão, céu e terra. A derradeira ária da ópera Tristan und Isolde apresenta um libreto redundante que serve de substrato ao poema de Jorge de Sena, este que é um produto da escuta inteligente de seu autor, capaz de recriar a música em outra linguagem. Assim o trítono que dá início à ópera, inaugurando-lhe o tema condutor, é reproduzido na primeira imagem do poema , acompanhando-o de estrofe a estrofe. O poema é lido como são lidos os mitos e a música, na horizontalidade melódica e na verticalidade dos acordes e arpejos, a fim de evidenciar o processo atrativo que torna a linguagem erótica e o poema herético.-
Descrição: dc.descriptionThe poem «A morte de Isolda» combines sonority and poetic and polyphonically articulates the genesis myth of knowledge, the medieval myth of love-passion, Wagner’s lyrical drama in order to evidence primary opposition: life and death, matter and spirit, obedience and transgression, heaven and earth. The last aria of the opera Tristan und Isoldepresents a redundant libretto that serves as a substrate to the poem of Jorge de Sena, which is a product of the intelligent listening of its author, able to recreate the music in another language. Thus the tritone that initiates the opera, inaugurating the conductive theme to him, is reproduced in the first image of the poem, accompanying it from stanza to stanza. The poem is read as myths and music are read, in the melodic horizontality and verticality of the chords and arpeggios, in order to highlight the attractive process that makes the language erotic and the poem heretical.-
Descrição: dc.descriptionEsta publicação foi financiada por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no âmbito do Projeto «UID/ELT/00077/2019»-
Descrição: dc.descriptioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCentro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG/UAb) | Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA) | Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos (CompaRes)-
Relação: dc.relationhttp://e-lcv.online/index.php/revista/article/view/57-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectMito-
Palavras-chave: dc.subjectCorrelações intersemióticas-
Palavras-chave: dc.subjectAmor fatal-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectMyth-
Palavras-chave: dc.subjectSemiotic correlations-
Palavras-chave: dc.subjectDeadly love-
Título: dc.titleO desejo em várias claves: ‘’A morte de Isolda’’-
Título: dc.titleDesire in several keys: "A morte de Isolda"-
Aparece nas coleções:Repositório Aberto - Universidade Aberta (Portugal)

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